A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos. Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares. Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e nalguns casos, os próprios autores são os divulgadores de seus poemas.
A rima é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade.
Os poemas de literatura de cordel são marcados por fortes elementos da cultura brasileira, com temas que incluem fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre outros. A sua escrita conta com linguagem coloquial, uso de humor, ironia e sarcasmo.
b) Os temas são os mais variados: folclore brasileiro, religião, realidade social, política, etc. As principais características são o uso de versos, estrofes, rimas. Linguagem informal, uso de humor, literatura de baixo custo para o leitor.
Podemos citar como os principais cordelistas brasileiros:
Leandro Gomes de Barros, paraibano nascido em na Fazenda da Melancia, no Município de Pombal, é considerado o rei dos poetas populares do seu tempo.
Aderaldo Ferreira Araújo
Na diretoria, assim constituída, eram somente três os cordelistas: o presidente, Gonçalo Ferreira da Silva, o vice, Apolônio Alves dos Santos e o diretor cultural, Hélio Dutra.
São 226 cordéis escritos ao longo dos 80 anos e 96 deles estão na ponta da língua. Nascido no município de Pilar (a 34 km de Maceió), o cordelista e poeta Jorge Calheiros é patrimônio vivo de Alagoas desde 2011. São 68 anos escrevendo. O interesse pela poesia veio da alma e das coisas que a vida jogava em si.
Leandro Gomes de Barros (Pombal, 19 de novembro de 1865 — Recife, 4 de março de 1918) foi um poeta de literatura de cordel brasileiro. Em 19 de novembro é comemorado o "Dia do Cordelista", em homenagem ao nascimento de Leandro Gomes de Barros.
Significado de Cordelista adjetivo Que se refere, pertence ou é próprio ao cordel, poemas em forma de rima e normalmente ilustrados: escritor cordelista. substantivo masculino e feminino Indivíduo que produz literatura de cordel: cordelista cearense. Etimologia (origem da palavra cordelista). Cordel + ista.