Como ocorre a ligação entre as bases nitrogenadas? As fitas antiparalelas do DNA são unidas por ligações chamadas pontes de hidrogênio. Adenina se liga à Timina através de duas pontes de hidrogênio (A=T) e Citosina se liga à Guanina através de três pontes hidrogênio (C≡G).
A molécula de DNA é constituída por três substâncias químicas: Bases Nitrogenadas – Adenina (A), Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G); Pentose – Um açúcar que apresenta moléculas formadas por cinco átomos de carbono; Fosfato – um radical de ácido fosfórico.
A importância da estrutura tridimensional Proteínas são importantes moléculas que funcionam como ferramentas em inúmeras funções biológicas: podem atuar como catalisadores de reações bioquímicas, possuem função estrutural, regulatória, de mediação de interações intra e inter-celulares, dentre muitas outras.
O DNA é molécula de carga negativa, compos- ta por nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por um grupo fosfato, um açúcar (desoxirribose) e uma base nitrogenada. O grupo fosfato, de carga negativa, liga-se ao átomo carbono de número 5' do açúcar. As bases nitrogenadas são formadas de anéis de carbono e nitrogênio.
A eletroforese é muito utilizada e tem papel importante na análise laboratorial e também em pesquisas científicas. Essa técnica foi empregada pela primeira vez em 1937 pelo bioquímico Arne Tisélius e permite realizar a separação de macromoléculas como DNA, RNA, proteínas e enzimas com tamanhos e cargas diferentes.