O sermão textual é essencialmente o mesmo que o expositivo, com a diferença de que emprega uma passagem mais curta das Escrituras, em geral apenas um versículo ou uma ou duas frases. ... Um único assunto é retirado do texto e depois discutido sob as divisões que ele fornece.
O sermão textual é construído com base no que a Bíblia, como um todo, fala sobre as palavras-chave do texto lido. A argumentação não fica presa ao texto lido, mas sim em sua divisão por palavras-chave. O conhecimento do assunto proposto pelo pregador, pensando na Bíblia como um todo, é fundamental.
Sermões tópicos (por assunto) são aqueles em que as divisões são feitas de acordo com o assunto tratado. O tópico pode ser extraído do texto, mas as divisões dependem do assunto. ... O sermão tópico é construído ao redor de um determinado assunto, ou idéia, tirado da Bíblia ou externo a ela.
O Título do Sermão deve ser breve O Título não pode ser muito longo. Deve ser expresso em poucas palavras, ou uma frase curta. Um Título muito longo acaba confundindo as pessoas e não desperta o interesse delas. O Objetivo do tema é chamar a atenção das pessoas.
Quer descobrir como preparar um sermão passo a passo?
Esboço é por onde você começa sua obra, o desenho é a forma mais básica de se passar o que está na sua cabeça para o papel. Um esboço não deve ser detalhado, nem prendido em termos como “beleza”, os traços devem ser SOLTOS e LIVRES, e você deve ter liberdade para rabiscar, remontar e bagunçar o quanto quiser.