Possui pigmentos amarelo pálido ou esverdeado lavanda. Patógeno importante na infecção hospitalar, causador de várias doenças como pneumonia, bacteremia, endocardite, colangite, ITU, meningite, infecções de feridas (principalmente em pacientes com câncer).
Pseudomonas aeruginosa causa muitas infecções diferentes.
As Pseudomonas podem infectar o sangue, a pele, os ossos, os ouvidos, os olhos, as vias urinárias, as válvulas cardíacas e os pulmões.
aeruginosa entre pacientes tratados com ceftazidima, cefepima, ciprofloxacino, gentamicina, meropeném, imipeném ou doripeném. Antibióticos mais antigos (p. ex., colistina) podem ser necessários para o tratamento de infecções por Pseudomonas multirresistentes a fármacos.
“O antibiótico ceftolozana-tazobactam, atualmente, é considerado a melhor opção para tratar infecções causadas por Pseudomonas aeruginosa.
Os mais comumente usados são a heparina, varfarina e rivaroxabana, que devem ser usados com cuidado e sempre com acompanhamento médico, já que o seu uso incorreto, pode levar à ocorrência de hemorragias graves.