O encéfalo é irrigado pelos sistemas das aa. carótidas internas e vertebrais, que confluem ao nível do círculo de Willis. Por sua vez, esses sistemas comunicam-se com os seus vizinhos, como acontece, por ex., com os das carótidas interna e externa.
A isquemia cerebral ou AVC isquêmico acontece quando há diminuição ou ausência de fluxo sanguíneo para o cérebro, diminuindo assim a quantidade de oxigênio que chega ao órgão e caracterizando o quadro de hipóxia cerebral.
IRRIGAÇÃO DO ENCÉFALO GENERALIDADES • O encéfalo é vascularizado através de dois sistemas: vertebro-basilar (artérias vertebrais) e carotídeo (artérias carótidas internas).
O encéfalo é vascularizado através de dois sistemas: Vértebro-basilar (artérias vertebrais) e Carotídeo (artérias carótidas internas). Estas são artérias especializadas pela irrigação do encéfalo.
A artéria basilar resulta da convergência das artérias occipitais direita e esquerda (95,8%), na região limítrofe entre medula espinhal e bulbo e termina dividindo-se, em correspondência à porção caudal dos pedúnculos cerebrais – com a ocorrência de variável número de tractos anastomóticos dispostos em rede – em dois ...
A artéria maxilar, a maior dos dois ramos terminais da artéria carótida externa, surge atrás do pescoço e da mandíbula, e é no princípio envolvida na substância da glândula parótida; passa adiante entre o ramus da mandíbula e o ligamento esfenomandibular, e então corre, superficial ou fundamente ao músculo pteriogóide ...
O nervo oftálmico (V1) é o primeiro ramo do nervo trigêmeo, sendo responsável pela inervação da porção do terço superior da face, compreendendo principalmente a região da cavidade orbital, como o próprio nome sugere.
A irrigação do nariz é realizada pelas veias homônimas, que seguem encerrar na veia oftálmica e na veia facial, e pelos ramos das artérias facial e oftálmica. A composição nervosa é constituída pelos ramos dos nervos maxilares (nervo infraorbital) e oftálmico (nervo emoidal anterior e nervo infratroclear).
Veia pulmonar Essas veias se encarregam de levar o sangue rico em oxigênio dos pulmões até o átrio esquerdo do coração. As veias pulmonares são quatro, sendo duas para cada pulmão: uma direita superior e uma inferior, além de uma esquerda superior e inferior.
As artérias do membro inferior. A artéria que fornece a maior parte da extremidade inferior é a continuação direta da artéria ilíaca externa. Ela funciona como um único tronco do ligamento inguinal até o limite inferior da fossa poplítea, onde se divide em dois ramos, a artéria tibial anterior e posterior.