O Gerente de Organização Escolar é um profissional orientado a coordenar as práticas de gestão operacional da vida escolar, no âmbito de sua unidade. A sua atuação deve promover pleno atendimento à demanda da comunidade pelos serviços oferecidos pela escola.
A nova função de gerente de organização escolar foi criada com o objetivo de concentrar a execução das ações administrativas e operacionais da unidade escolar neste novo servidor escolar, permitindo que o diretor de escola possa se dedicar mais intensamente às questões de natureza pedagógica.
Para participar é necessário ser titular de cargo ou ocupante de função-atividade; ter certificado de conclusão do Ensino Médio; estar em exercício ou função atividade há pelo menos dois anos; não estar na condição de readaptado; e não estar contratado nos termos da Lei Complementar n° 1.
§ 3º - Na inexistência de servidor certificado para assumir a função de Gerente de Organização Escolar e/ou para assumir a substituição, caberá ao Diretor de Escola avocar o exercício das atribuições inerentes à referida função.
O monitor - também chamado, em algumas instituições, de inspetor e bedel - é um dos profissionais mais atuantes na esfera educacional. Ele transita por toda a escola, em geral conhece os alunos pelo nome e é um dos primeiros a serem procurados quando há algum problema que precisa ser solucionado rapidamente.