De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todo funcionário deve ser registrado no prazo máximo de 48 horas após a admissão. É considerado empregado toda pessoa que presta serviços de natureza não eventual ao empregador.
Registro Eletrônico Empregados – Portaria 1.
O Registro Eletrônico de Saúde é uma poderosa ferramenta para os médicos proverem com qualidade e segurança um cuidado integrado aos seus pacientes. Num contexto genérico, trata-se de um repositório eletrônico de informações em torno da saúde das pessoas, possibilitando um panorama de seus históricos clínicos.
Para registrar o seu funcionário com a nova carteira de trabalho digital, basta que você tenha em mãos o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim, por meio do eSocial, você poderá realizar o registro em até cinco dias úteis a partir da admissão do colaborador.
Como registrar um funcionário — O passo a passo completo
Como formalizar um processo de admissão de funcionários?
Veja quais:
Documentos necessários à admissão
Essa documentação acima pode ser encontrada na base de dados do Governo Federal. Para isso, basta fornecer o número do CPF na hora do cadastro do funcionário....Para isso, são exigidos os seguintes documentos:
Acesse o sistema do CAEPF no Portal e-CAC para consultar os dados completos do cadastro da atividade econômica ou acesse os demais sistemas para emitir ou autenticar os comprovantes.
A CTPS é obrigatória para qualquer trabalhador que for contratado para a prestação de serviço, seja no comércio, na indústria, no campo ou como empregado doméstico.
O INSS pode ser consultado também em uma agência da Previdência Social, ligando para o telefone 135, ou através do site do Meu INSS. Em todas essas opções, basta entrar com seus dados para saber seus vínculos de emprego, ou seja, se sua carteira está assinada.
Para ter a carteira de trabalho física, ou seja, em seu modelo impresso, o trabalhador precisa se dirigir até uma unidade da Secretaria da Previdência e Trabalho ou a um posto conveniado ao Ministério do Trabalho, como é o caso do Poupatempo, em São Paulo, por exemplo.
Para a emissão da 1ª via da CTPS, são exigidos os seguintes documentos:
Para emitir a carteira de trabalho na versão física, você pode optar por um desses lugares:
Uma outra dica também, é que para consultar se a carteira de trabalho está assinada ou não, você pode comparecer pessoalmente na Previdência Social ou ligar para o telefone 135, onde você consegue informações sobre os serviços da Previdência Social. Também é possível consultar pela internet acessando esse link.
Com o tempo, esse documento sofreu algumas mudanças, principalmente com a nova Lei da Liberdade Econômica. Agora, o novo prazo para as empresas preencherem as informações necessárias é de cinco dias úteis.
Os trabalhadores brasileiros podem consultar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) pela Internet. Para isso, basta acessar o site www.mps.gov.br e clicar no link PREVCidadão. Por meio desse serviço, os empregados conferem todos os seus vínculos empregatícios e remunerações.
Você poderá acessar a CTPS Digital através do portal de serviços do governo, no endereço eletrônico gov.br, faça o cadastro e acesse as funcionalidades oferecidas pela CTPS Digital.
O CNIS é o extrato previdenciário do INSS que contém todos os vínculos trabalhistas e previdenciários de uma pessoa. No CNIS é possível verificar informações como os nomes dos empregadores, os períodos trabalhados e os salários recebidos.
Para consultar o CNIS pela internet na central de serviços do INSS, siga os passos a seguir:
Como saber o número do NIS? Você pode consultar o número do NIS nos extratos de FGTS enviados pela CAIXA, no Cartão Cidadão ou na sua própria Carteira de Trabalho (CTPS). Outra alternativa é a consulta pela internet, a partir do seu CPF (como o portal Meu INSS) ou no portal Consulta Cidadão.
Para descobrir o número do Número de Identificação do Trabalhador, basta verificar no próprio CNIS. Assim, ao entrar no portal Meu INSS, clique sobre o “Extrato Previdenciário CNIS”. Na página que é atualizada, logo em seguida, constarão dados cadastrais do contribuinte, na segunda aba, à direita.
Você pode atualizar o seu CNIS no próprio site Meu INSS. A primeira coisa a se fazer é pegar seus documentos e conferir todos os dados que estão neles. Veja também se os períodos das contribuições e vínculos trabalhistas e analise estão corretos.