No Brasil, o dinheiro é produzido na Casa da Moeda, empresa pública localizada no Rio de Janeiro. Na primeira camada da impressão, uma tinta invisível é aplicada — que só pode ser percebida ao colocar uma luz azul contra a nota. Nessa etapa, é feita a filigrana.
Casa da Moeda do Brasil
A consequência mais comum para a impressão não responsável de dinheiro é a hiperinflação. Para entender por que isso acontece, basta lembrar da lógica da oferta e demanda: se o mercado é inundado com mais papel moeda, a oferta aumenta e o valor cai – ou seja, o dinheiro passa a valer menos.
A prática de “imprimir dinheiro” é polêmica entre economistas. ... Mesmo que o governo aumente a quantidade de dinheiro em circulação, os bens e serviços do país continuarão os mesmos. O que vai acontecer é que vai faltar riquezas e sobrar moeda. A consequência imediata disso é um aumento nos preços, ou seja, a inflação.
"A principal causa da inflação é a emissão excessiva de moeda por parte do governo. Pressões generalizadas de custos podem explicar um aumento temporário da taxa de inflação." ... A causa da inflação é o excesso de demanda – quando tem muito gente querendo comprar e não tem produção na mesma intensidade.
De forma resumida, a inflação indica o aumento generalizado ou contínuo dos preços de uma série de categorias de bens e serviços importantes no dia a dia das pessoas. ... Esse aumento nos preços não é uniforme – dentro de cada categoria alguns itens podem sofrer aumentos maiores e outros, nenhum.
A inflação se caracteriza de forma objetiva como o aumento dos preços de bens e serviços, isto é, implica na diminuição do poder de compra da moeda. ... Neste cenário, a inflação provoca incertezas na economia, desestimula investimentos e prejudica o crescimento econômico.
Inflação é um termo econômico utilizado para designar o aumento geral dos preços. Esse termo representa o aumento do custo de vida para o consumidor e para as empresas, resultado da elevação do preço dos produtos e da desvalorização da moeda.
"A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período." "É o crescimento persistente e generalizado do nível de preços. ... "É um fenômeno em que a maioria dos preços vai sendo reajustada com uma frequência mensal.
No Brasil, a meta para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias para alcançá-la. O índice de preços utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Resumidamente, inflação significa o aumento do nível dos preços. Assim, um processo inflacionário ocorre quando sobe o valor de mercado de vários itens consumidos pela população, em geral. No mesmo sentido, a deflação acontece quando cai o preço dos itens.