Na Cultura Erudita, podemos destacar que: é disponível para as pessoas com instrução necessária para compreendê-la. Exemplo mais conhecido: música clássica e exposições em museus (várias dimensões). ... Como exemplo, podemos citar: futebol, MPB - música popular brasileira , outros.
A cultura erudita é uma expressão utilizada para se referir à arte, literatura, música, ciência e demais linguagens produzidas por uma elite intelectual. ... São considerados como sinônimos de cultura erudita, por exemplo, a música clássica ou as pinturas expostas em galerias de museus de acesso restrito.
Um exemplo são as festas populares em que determinadas funções passam de pai para filho ou de mãe para filha. Já a cultura erudita trata-se de uma manifestação cultural ou artística que foi gerada após estudos prévios e que somente indivíduos especializados podem exercê-la.
A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...
Siriri é uma dança folclórica da Região Centro-Oeste do Brasil (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), e faz parte das festas tradicionais e festejos religiosos. A dança lembra as brincadeiras indígenas, com ritmo e expressão hispano-lusitana.
Eurico Gaspar Dutra, Manoel de Barros e Ricardo Dicke são cuiabanos. Nomes, personalidades e locais se tornaram ícones da cidade.
Em Goiás, existem inúmeros tipos de dança, destacando---se a Congada e a Catira.
Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com inflências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo.
As principais manifestações culturais no estado de Goiás são: a Procissão do Fogaréu e as Cavalhadas. A Procissão do Fogaréu ocorre na cidade de Goiás durante as comemorações da Páscoa, realizadas na quarta-feira da Semana Santa. Esse evento simboliza a busca e a prisão de Cristo.