“A função primária do omento é a acumulação de gordura e o metabolismo. A função secundária é a regulação da imunidade na cavidade peritoneal”, explica-nos Troy D. Randall, um dos dois autores do estudo.
Os omentos existentes são o omento menor entre o fígado e a curvatura menor do estômago e a primeira porção do duodeno e o omento maior que vai da curvatura maior do estômago ao colo transverso e deste se dispõe como um “avental”, anteriormente às alças intestinais.
Como um grande saco, o peritônio reveste os órgãos abdominais, desdobrando-se em pregas e sinuosidades para acompanhar o contorno das vísceras. Esse revestimento (peritônio visceral) é continuação direta do peritônio que forra o interior da cavidade abdominal, como um saco hermeticamente fechado (peritônio parietal).
Ele é o maior órgão do corpo humano. Ele pesa cerca de um quilo e meio. É responsável para o metabolismo de várias substâncias do organismo, pela produção de proteínas e os fatores de coagulação. Para um bom funcionamento do fígado, uma dieta equilibrada é necessária para sua vitalidade.
O primeiro local de acúmulo de gordura que podemos destacar é a subcutânea, localizada logo abaixo de nossa pele, entre a última camada da derme e o tecido muscular.
O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.
A retenção de células de gordura no abdómen pode ser consequência de desequilíbrio hormonal. As hormonas são responsáveis não só pela perda de peso, como pelo nosso metabolismo, que por sua vez afeta o nosso apetite.
Você pode perder gordura e ganhar músculo e o peso na balança não se alterar. O ideal seria realizar um exame de bioimpedância corporal que consegue fazer essa avaliação de forma mais ampla, indicando o quanto de gordura você precisa perder, quantos kg de músculo você tem e precisa ganhar.
2 – As estrias vão sumir se você emagrecer Como a gente explicou aí em cima, se você emagrecer rápido demais, pode até acabar com mais estrias. Aliás, se você quer emagrecer por qualquer outro motivo, vá com calma para seu corpo poder se acostumar com a mudança.
Ao longo do tempo, a maioria das estrias tende a atenuar-se e algumas desaparecem completamente. Mas esse processo normalmente leva mais de um ano. É improvável que cremes, loções e géis que estão no mercado consigam que as estrias sejam mais atenuadas do que seriam naturalmente com o tempo.
Não, ao contrário. O sol deixa as estrias brancas ainda mais evidentes. Isso porque elas têm menos melanócitos (as células responsáveis pela formação do pigmento) e, portanto, se bronzeiam menos do que o resto da sua pele.
Para tirar estrias, pode-se recorrer a tratamentos caseiros, feitos à base de esfoliação na pele e boa hidratação ou pode-se recorrer a tratamentos estéticos, como o laser ou microagulhamento, por exemplo. Para saber qual o tratamento mais indicado primeiro é preciso identificar a cor da estria.
A melhor forma de combater as estrias de forma caseira, é esfoliar a pele e depois aplicar um bom creme ou óleo hidratante logo a seguir, porque assim a pele é devidamente estimulada e pode se regenerar, deixando as estrias menores, mais finas e mais baixas, ficando praticamente imperceptíveis, e em alguns casos podem ...
Hidratação Assim, é importante passar um creme hidratante no local das estrias que deve ser recomendado pelo dermatologista, podendo ser indicado creme hidratantes contendo ácido retinoico ou ácido glicólico, por exemplo.
Dicas práticas para evitar as estrias
As estrias são lesões da pele em forma de linhas que ocorrem devido a fatores hormonais e a um rápido crescimento ou ganho de peso. Estas cicatrizes são muito comuns e não causam nenhum problema médico significativo, mas podem ser motivo de preocupação estética para algumas pessoas.
Prevenção das Estrias
Para tratar o problema, o ideal, segundo Célia, é fazer uma avaliação médica de acordo com o grau e extensão do problema. Entre os tratamentos, os médicos indicam: - Aplicação tópica de ácidos retinóico ou glicólico isolados ou em associação com peelings de cristais (de 20 a 40 sessões) ou laser (cinco a dez sessões).
Veja abaixo 5 dermocosméticos que ajudam a amenizar, prevenir e reduzir as estrias:
As estrias são causadas por um estiramento na pele, que destrói as fibras elásticas e o colágeno da pele. Essas fibras, presentes na derme, são fortes e interligadas, permitindo que a pele se estique a medida que o corpo cresce. Porém, um crescimento excessivo ou muito rápido pode causar sua quebra, gerando as estrias.
Quais os alimentos que causam celulite e estrias? Confira 6 cruciais
Conheça 7 alimentos que ajudam a evitar estrias na gravidez
- Diminua a ingestão de doces e alimentos gordurosos: Eles agridem a pele, dificultando a absorção dos nutrientes necessários e facilitando o aparecimento das estrias. Dê preferência por alimentos naturais. - Utilize cremes próprios para pele: Sabe aquele creme ou óleo pós-banho?
Fuja de sete alimentos que aumentam a celulite
Além das proteínas, a ingestão de frutas secas, chá verde, uvas e até chocolate amargo contribuem no combate a flacidez. "Eles são ricos em flavonoides, substâncias com poder antioxidante e anti-inflamatório, que combatem os radicais livres e ajudam na produção de colágeno".
Para celulite
No caso das estrias, evite o ganho e a perda rápida de peso; beba bastante água diariamente; use hidratantes e não vista roupas muito justas. Para evitar a celulite, pratique exercícios físicos; coma alimentos saudáveis e ingira muito líquido. Tais cuidados são simples e podem ser realizados por qualquer pessoa.
Como acabar com a celulite mais rápido
Um bom remédio caseiro para celulite, é tomar o chá de castanha da índia porque é rica em escina, um elemento muito eficaz contra a celulite. Adicionar a castanha da índia em 1 litro de água fervente e deixe repousar por 20 minutos. De seguida, coar e beber no mínimo 3 xícaras deste chá por dia.
As 10 regras para quem quer eliminar a celulite incluem: