Para preencher o recibo de compra e venda é preciso:
SP, aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito” do governo federal (exclusivo para pessoa física), ou portal de serviços do Denatran. No caso de pessoa jurídica, não há acesso pelo aplicativo CDT. Deverá ser feita a impressão pelo portal de serviços do Denatran ou portal do Detran. SP.
Para imprimir, basta clicar na palavra CRLV Digital (conforme imagem ao lado) e imprimir o documento.
Como baixar o CRLV Digital – Pessoa Jurídica É necessário entrar no Portal de Serviços do Denatran, através do menu “Meus veículos”, e precisa possuir o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.
O cidadão deve acessar a conta com o cadastro gov.br, ou com os dados do cadastro feito em banco conveniados.
Pessoa Física:
Para que o proprietário possa “emprestar” o CRLV-e para outras pessoas, elas devem baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no celular. Após isso, é só seguir as instruções do aplicativo para compartilhar.
O CRLV digital é baixado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Para imprimir o CRLV-e em folha A4 comum, o usuário pode acessar a Central de Serviços do DetranRS ou o Portal do Denatran e fazer cadastro e/ou login.
Para visualizar o documento CRLV, do veículo que acabamos de baixar, clique no botão "CRLV". Então você terá a visualização do CRLV Digital. O documento digitalizado vem na cor preta e branca, conforme a imagem.
Como cadastrar o CRLV Digital
Somente digital O documento anual de veículo agora é exclusivamente digital e pode ser acessado pelos proprietários no app Carteira Digital de Trânsito ou impresso em uma folha comum direto do portal www.gov.br. Para saber como gerar o documento no app ou imprimir, acesse o site do DetranRS.
ORIENTAÇÕES: Para fazer a consulta, preencha o formulário eletrônico abaixo com a placa do veículo e o número do chassi*, constantes no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Após digitar o código captcha, clique em "pesquisar".
1- No site do Detran vá em “Consulta de veículos” e digite a placa e o renavam do seu veículo. 2- Na tela de informações aparecerá o código de rastreamento dos Correios, com o qual é possível consultar a situação da entrega.
A autorização deverá solicitada junto ao Detran de cada Estado. No caso de Minas Gerais, o vendedor deve entrar no site do Detran-MG e procurar (Detran/Veículos/Transferência) pela opção “Requerimento da ATPV-e – iniciar processo de transferência de propriedade” e imprimir o formulário de intenção de venda.