Engenharia e a sustentabilidade A engenharia sustentável surge hoje como uma necessidade, buscando propor projetos que consigam integrar a vida moderna com a natureza, de modo a reduzir os impactos e a remediar os impactos já causados no passado.
Engenharia sustentável deve adicionar a dimensão ambiental na concepção e implementação dos projetos. A viabilidade de um projeto não pode mais ser decidida com base apenas nos aspectos técnicos e econômicos, ... recursos naturais para as atuais e futuras gerações, pela aplicação de técnicas inovadoras de engenharia.
É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
A sustentabilidade se propõe a estar diretamente ligada ao desenvolvimento econômico sem a agressão do meio ambiente, usando recursos de forma inteligente. Com isso pode ser garantido através do desenvolvimento sustentável.
Áreas e Atuação
Sua principal função é o uso de práticas e métodos para reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas da organização onde atua. ... “Entre as prioridades do gestor ambiental deve estar a busca de soluções que minimizem esses impactos, além de procurar formas de tornar as empresas mais sustentáveis.
A palavra Sustentabilidade é proveniente do Latim “sustentare” e refere-se à manutenção ou à capacidade de suportar algo. ... Em dias atuais, são vários os organismos, organizações e estudiosos ao relatar opiniões acerca desse tema, o que por sua vez, faz com que nunca tenha se ouvido falar tanto sobre Sustentabilidade.
O profissional deve ajustar as estratégias administrativas da organização ao meio ambiente, assegurar que a empresa esteja em conformidade com as leis ambientais, criar e implantar programas de conscientização dos funcionários e população local em relação à prevenção a poluição, reciclagem, mal uso de produtos e outros ...
Empresas que ajudam a preservar o meio ambiente participam ativamente para a construção de um mundo melhor, mais verde e com menos poluição. Se cada um fizer uma pequena parte, poderemos melhorar a sociedade e o meio ambiente.
A responsabilidade ambiental é um conjunto de atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável que os geradores de resíduos devem seguir. ... A responsabilidade ambiental tem o objetivo revisar os métodos de produção, sempre avaliando os impactos sociais e ambientais consequentes da atuação das empresas.
A vida com cidadania pressupõe um respeito para com o meio ambiente em que se vive, porque na vida em sociedade devemos compreender que dividimos o ambiente habitável com outros seres humanos e também outros seres vivos que participam dos processos ambientais e colaboram para a perfeita sintonia com este equilíbrio ...
A Cidadania Ambiental refere-se ao conjunto de condições que possibilitem ao ser humano atuar na defesa da vida. Trata-se da participação de cada cidadão, de qualquer lugar do mundo, para a promoção do equilíbrio ambiental do planeta.
O equilíbrio da natureza é essencial para manter a vida na Terra, especialmente quando falamos da fauna e da flora. Ambos são essenciais para o ecossistema e precisam da nossa atenção para preservá-los. ... O equilíbrio da natureza é essencial para manter a vida na Terra, especialmente quando falamos da fauna e da flora.
A cidadania Ambiental é uma perspectiva sobre o art. 225 da Constituição Federal de 1988, a partir da responsabilidade dos cidadãos no processo de planejamento, discussão e execução de políticas ambientais.
Para tanto, algumas atitudes são essenciais: Utilização mais racional e responsável dos recursos da natureza, que não são inesgotáveis; respeito à vida em todas as suas formas; reconstrução daquilo que foi destruído; medidas preventivas.