Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos é igualmente dividida entre todos.
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. ... O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.
Quais das características abaixo podem ser atribuídas ao socialismo: l- Economia de mercado, propriedade privada e ditadura do proletariado. ... lll- Economia planificada, propriedade coletiva de forte presença da iniciativa privada. lV- Economia de mercado, propriedade coletiva e forte presença da iniciativa estatal.
AJUDA, URGENTE!! 1- Que ocorreu na União Soviética em decorrência das mudanças sócio-políticas instauradas pela Revolução Russa de 1917? (A) Estatização dos principais meios de produção.
O Socialismo, por sua vez, tem origem no século XIX, como uma crítica ao sistema capitalista e especialmente na sociedade industrial que se desenvolvia. ... Os meios de produção pertencem aos investidores e capitalistas. Os meios de produção pertencem ao Estado.
Como um conjunto de relações sociais, o socialismo é definido pelo grau em que a atividade econômica na sociedade é planejada pelos produtores associados, de modo que o produto excedente produzido por ativos socializados é controlado por uma maioria da população através de processos democráticos.
O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.
Os críticos têm demandado um maior intervencionismo estatal contra os efeitos do livre mercado como o aquecimento global, a exploração da cidadania sob um modelo de capitalismo altamente consumista, a destruição das economias produtivas e a sua substituição pela economia especulativa e o imperialismo económico numa ...