O currículo deve ser feito seguindo a seguinte ordem:
No objetivo do currículo, evite copiar frases prontas da internet. Além de clichês, elas não costumam revelar realmente as metas do profissional para a carreira. O ideal é ser objetivo e informar o cargo e a área desejados. Ex: Atuar com a prática da enfermagem nas áreas de UTI, centro cirúrgico ou obstetrícia.
Para ter um currículo devidamente elaborado para a área de Saúde, é indicado que você destaque sua experiência no planejamento e execução de atividades direcionadas aos cuidados e assistência a pacientes. Tais conhecimentos tornarão seu currículo mais atrativo e focado na área de interesse.
Modelo de Currículo de recém-formado Dados Pessoais: informe seu nome completo, e-mail, telefone, cidade e bairro em que reside. Objetivo: seja específico ao citar a área e o cargo que deseja atuar. Ex: Auxiliar de Marketing na empresa XXX. Formação acadêmica: informe curso de graduação realizado e o ano de conclusão.
Essa regra vale especialmente quando estes profissionais fizeram cursos complementares que tenham relação com a área do objetivo profissional informado no currículo. Ou seja, basta informar o nome do curso, o nome da escola e o ano de conclusão, ordenando-os do mais recente para o mais antigo.
O ideal é que o nível mais avançado esteja em seu currículo. Por exemplo, se hoje você cursa o ensino superior, coloque esta informação acompanhada do nome da instituição, do nome do curso e do ano em que iniciou. Se já terminou, coloque “ensino superior completo” e as datas de início e conclusão.
As informações mais importantes a serem informadas são: nome do curso, escola em que ele foi feito e o ano de conclusão. Para isso você resumir essas informações essenciais em uma única linha, começando dos cursos mais recentes até os mais antigos.
A formação complementar compreende o conjunto de atividades que possibilitam ao aluno a aquisição de conhecimentos formativos que complementem a sua formação específica.
Informática. No quesito informática, você deve colocar os conhecimentos em softwares, eles devem ser dispostos de entre os níveis básico, intermediário e avançado. Não se esqueça de colocar os softwares no lugar certo, pois é um quesito muito importante para algumas vagas.
Resuma suas qualificações
O objetivo é capacitá-lo para as suas próximas vivências no mercado de trabalho. Por isso, não precisa ter medo da vaga somente porque ainda não tem experiência para incluir no currículo. O mais importante é demonstrar proatividade e vontade de aprender.
Veja a seguir, alguns detalhes sobre quais informações e ordens você pode descrever em seu currículo Jovem Aprendiz 2020 e as tome como modelo:
5 dicas para conseguir uma vaga no Jovem Aprendiz