Sinais e sintomas Na maioria dos casos, o período de incubação do antraz é de 1 a 6 dias, mas para antraz inalável, esse período pode ser > 6 semanas. O início da forma cutânea é uma pápula indolor, pruriginosa e vermelho-acastanhada de 1 a 10 dias após a exposição aos esporos infectados.
Anthrax é uma doença infecciosa aguda provocada pela bactéria gram-positiva, Bacillus anthracis. É é mais comum em regiões agrícolas ocorrendo em animais herbívoros como gado, ovelhas, cabritos, etc. Todavia, pode também ocorrer em seres humanos expostos a animais infectados ou a seus produtos.
O antraz e os seres humanos são velhos conhecidos. A bactéria, que provoca feridas negras como o carvão (daí o nome "anthracis", que significa carvão em grego), é uma das doenças de animais mais antigas já registradas. Sua estréia na história começa na Bíblia, onde a doença aparece como a sexta praga do Egito.
O Bacillus anthracis foi descoberto por Louis Pasteur em 1879.
Em 1984, uma seita, no Oregon (Estados Unidos), utilizou Salmonella typhimurium para contaminar bufês de salada, provocando gastroenterite em aproximadamente 751 pessoas13.
A bactéria pode ser naturalmente encontrada no solo e, em geral, afeta animais domésticos e silvestres ao redor do mundo. Apesar de raro nos Estados Unidos, as pessoas podem contrair o antraz ao entrar em contato com animais ou produtos de origem animal contaminados com a bactéria.
1 Recipiente feito de madeira para recolher matérias fecais. 2 Bispote, penico, urinol. 3 Indivíduo pouco limpo ou desprezível; cabungueiro.