Esses conflitos iniciaram-se a partir da criação do Estado de Israel em 1948 e foram motivados pelo controle da Palestina. A origem dos conflitos entre árabes e israelenses está diretamente relacionada com o surgimento do sionismo no final do século XIX.
Começam no pôr do sol desta sexta-feira (18) e terminam após o anoitecer de domingo (20) as comemorações do Rosh Hashaná, que marcam o Ano-Novo para o povo judeu. Neste fim de semana, se inicia o ano de 5781 do calendário judaico.
Com a constante chegada de tribos violentas ao poder, os palestinos foram expulsos dessas terras e permaneceram fora de lá por longos séculos. Por isso os árabes, que já haviam se estabelecido naquelas terras após a saída dos palestinos não querem que eles retornem.
Teria sido pilhado várias vezes e teria sido totalmente destruído por Nabucodonosor II da Babilónia, em 586 a.C., após dois anos de cerco a Jerusalém.
Depois da transferência da Arca da Aliança para a Cidade Santa, David pensou na edificação de um templo ao Senhor, mas foi dissuadido pelo profeta Nathan. Essa tarefa viria a ser completada pelo seu filho Salomão, em 970 a. C. ... C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos.