Com auxílio de uma tabela periódica, pode-se concluir que o cloro é um halogênio do grupo 3 e possui 17 elétrons na camada de valência. Fazendo a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling, teremos o seguinte: 1s22s2 2p63s2 3p5.
Resposta. Resposta: CFCs - destruição da camada de ozônio. Dicloro-Difenil-Tricloroetano (DDT) - inseticida, causa problemas ambientais e para o ser humando.
1
O diagrama de Linus Pauling é uma importante ferramenta utilizada na Química para prever várias características e propriedades de um átomo. A estrutura de um átomo é complexa e cheia de detalhes.
Diagrama de Linus Pauling ou Diagrama de Distribuição Eletrônica consiste num modelo que auxilia na configuração dos elétrons dos átomos e dos íons através de subníveis de energia. Este método é usado na Química para determinar algumas características dos átomos.
Existem no máximo quatro subníveis, que são: s, p, d, f. Ordem energética da distribuição eletrônica do 12Mg: 1s2, 2s2, 2p6 e 3s2.
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível.
Na eletrosfera, os elétrons giram em torno do núcleo, ocupando o que chamamos de níveis de energia ou camadas eletrônicas. Cada nível possui um número inteiro de 1 a 7 ou as letras maiúsculas K,L,M,N,O,P,Q. Nas camadas, os elétrons se movem e quando passam de uma camada para outra absorvem ou liberam energia.
Resposta: a letra "K" é a primeira, ficando mais perto do núcleo e sendo a de menor energia. Por outro lado, a camada "Q" é sétima, sendo a mais afasta do núcleo e a de maior energia.