EQST

Quais As Vias De Acesso Da Nutriço Enteral E Parenteral?

Quais as vias de acesso da nutrição enteral e parenteral?

A diferença básica entre as terapias de NP e NE é o tipo de acesso, sendo a primeira através de acesso venoso e a segunda por meio de sondas ou oral. A sonda enteral é utilizada especificamente para a administração de alimentação, água e medicamentos.

Qual objetivo da terapia nutricional?

O objetivo da Terapia Nutricional é manter ou melhorar o status da nutrição, evitando e tratando a má nutrição, mantendo o tecido corporal e o volume de proteína no plasma e impedindo a deficiência de macro e micronutriente.

O que é uma abordagem nutricional?

A avaliação nutricional tem como objetivo primário determinar o estado nutricional do indivíduo, que é uma condição que cada ser possui para responder às necessidades energéticas exigidas pelo seu metabolismo.

O que é suporte nutricional?

O suporte nutricional destina-se a aumentar a quantidade de tecido muscular (massa muscular). Geralmente ele fornece calorias assim como vitaminas e minerais. Os nutrientes são administrados por via oral sempre que possível, como alimentação regular.

Quais são os tipos de terapia nutricional?

A terapia nutricional pode ser administrada de 4 modos diversos: por via oral (Terapia Nutricional Oral), por via de cateteres enterais (Terapia Nutricional Enteral), por via venosa ou parenteral (Terapia Nutricional Parenteral) e pela combinação destas estratégias, uma vez que não são necessariamente excludentes.

Como ser terapeuta nutricional?

Para ser um terapeuta nutricional, é necessário que o nutricionista desenvolva competências e habilidades terapêuticas para abordar a alimentação e as pessoas de maneira mais humanizada.

Quem pode prescrever a nutrição parenteral?

No caso da nutrição parenteral, são os médicos. Cabe ao médico, portanto, a função de indicar, prescrever e acompanhar os pacientes submetidos à terapia de nutrição parenteral (TNP).

Quais são as vias de administração da nutrição parenteral?

Existem três vias de administração da nutrição parenteral: Via Central: Introdução do cateter na cava, jugular ou femural. Via Periférica: Introdução do cateter nas veias periféricas dos membros superiores. PICC: Introdução do cateter pela veia periférica do membro superior indo até a cava.

Quais as complicações da sonda?

A inserção da sonda é de responsabilidade do enfermeiro e o seu manuseio incorreto pode acarretar complicações, como infecções nas vias aéreas, náuseas, distensão abdominal, obstrução da sonda e perfurações do sistema digestivo.

Quais os cuidados de enfermagem com a nutrição parenteral?

Quais são os principais Cuidados de Enfermagem?

  1. Pesar o paciente antes de iniciar a terapia e no mínimo uma vez por semana;
  2. Higienizar as mãos antes e após o manuseio da NP;
  3. Utilizar luvas, máscara cirúrgica e técnica asséptica para proceder à instalação da NP;

Qual a composição da nutrição parenteral?

A nutrição parenteral compreende uma solução ou uma emulsão composta, basicamente, por aminoácidos, lipídios, carboidratos e eletrólitos.

Qual a diferença entre nutrição parenteral central e periférica?

As veias centrais podem ser acessadas diretamente ou perifericamente, o que pode ser conhecido como acesso venoso central de inserção periférica. Entende-se por nutrição parenteral periférica (NPP) aquela em que a dieta é administrada por uma veia menor, geralmente na mão ou no antebraço.

Qual o papel do técnico de enfermagem na nutrição parenteral?

Aos técnicos de enfermagem compete realizar os cuidados delegados pelo enfermeiro tais como: cuidados gerais prescritos aos pacientes, comunicar qualquer intercorrência advinda da terapia nutricional parenteral; manter cuidados com a via de administração e anotação no prontuário das intercorrências quanto à nutrição.

Como instalar uma nutrição parenteral?

Instalação da Nutrição Parenteral Total

  1. Auxiliar o médico na punção do acesso central;
  2. Realizar curativo no local de inserção do cateter após a punção;
  3. Instalar a nutrição parenteral conforme prescrição médica usando técnica asséptica;
  4. Fazer programação da bomba de infusão para controle rigoroso do gotejamento;

Quais os cuidados na administração da dieta enteral?

A dieta deve ser sempre administrada lentamente para evitar qualquer problema (diarréia, gases, náuseas e vômito), se a sonda estiver no estômago do paciente, o volume de um horário deve correr em 1h, se a sonda estiver no intestino, a velocidade deve ser mais lenta, ou seja, o volume de um horário deve correr em ...

Como é realizada a higienização após a administração da dieta?

Após a higienização da bancada que será utilizada e da embalagem da dieta, é o momento da higienização do manipulador. Para começar, o antebraço e as mãos devem ser higienizados com sabão neutro e enxaguados com água corrente. Logo em seguida, realizar a desinfecção das mãos com álcool 70° e deixar secar naturalmente.

Quais os cuidados com a SNE?

Cuidados de enfermagem com a sonda nasoenteral

  1. 2- Manter a fixação da sonda sempre íntegra;
  2. 3- Realizar troca da fixação da sonda a cada 24 horas ou quando necessário;
  3. 5- Lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações. Isso evita a obstrução dessa sonda;
  4. 9- Anotar o volume total infundido de dieta e medicamentos durante o plantão;

Como cuidar de um paciente com sonda de alimentação?

6 passos para alimentar uma pessoa com sonda

  1. Colocar um pano debaixo da sonda nasogástrica para proteger a cama ou a pessoa de restos de comida que possam cair da seringa. ...
  2. Dobrar a ponta da sonda nasogástrica, apertando bem para que não entre ar no tubo, como mostra a imagem, e retirar a tampa, colocando-a sobre o pano.