Veja alguns exemplos de manifestações do folclore brasileiro:
Explicação: Bumba meu boi - ocorre no mês de novembro até 6 de janeiro. Congada - não há um dia fixo, mas em algumas partes do brasil é celebrada em Dezembro.
Carnaval
Veja abaixo algumas dessas festividades:
O carnaval é considerado como a maior festa popular do mundo. Essa festa é considerada como uma herança de inúmeras comemorações realizadas por diversos povos na antiguidade, como os gregos, hebreus, romanos e egípcios na antiguidade.
Nesta seleção estão em destaque as 10 festas, mais populares do mundo.
São João
As 6 principais festas populares do Nordeste
O carnaval é o evento popular mais famoso do Nordeste, especialmente em Salvador, Olinda e Recife. Também as festas juninas de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB) se destacam. Os festejos de bumba meu boi são tradicionais em todos estados nordestinos.
Manifestações Culturais do Nordeste. As manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e religiões afro-brasileiras.
Vamos conhecer a seguir alguns desses ritmos.
frevo
Ritmos do Brasil - Samba, frevo, maracatu, forró, baião, xaxado etc.
Ritmos comuns são o frevo, o maracatu, a ciranda, o coco, os caboclinhos, o cavalo-marinho, o manguebeat, entre outros. Carnaval mais antigo e culturalmente diverso do país, o carnaval pernambucano tem como característica principal a democratização da brincadeira.
Mas engana-se quem pensa que o samba é o único ritmo dessa festa popular. O Brasil é muito grande e claro que os ritmos de carnaval seriam muitos. No Recife e Olinda quem dita o Carnaval é o Frevo e o Maracatu. Em Salvador, a pedida é mesmo o axé e seus trios elétricos.
O Carnaval do Recife é um dos maiores eventos com mais de 1,5 milhões pessoas que se juntam em seis dias seguidos e noites de folia. O Galo da Madrugada representa o início do Carnaval em Recife, com todos dançando do frevo ao samba.
O Carnaval de Olinda, parte do Carnaval Recife–Olinda, diz respeito à festa de momo realizada na cidade de Olinda, no estado brasileiro de Pernambuco. É reconhecido mundialmente pelos desfiles dos Bonecos de Olinda, bonecos de mais de dois metros, coloridos e de fácil localização, que saem às ruas junto com os foliões.
Bonecos de Olinda são bonecos gigantes originados na cidade de Olinda e usados em eventos festivos como o Carnaval de Pernambuco. São feitos de tecido, isopor, papel, madeira, fibra de vidro e alumínio.
Século XIX - Depois da abolição da escravatura, em 1888, os patrões e autoridades da época permitiram que surgissem as primeiras agremiações carnavalescas, formadas por operários urbanos nos antigos bairros comerciais. Supõe-se que as festas dos Reis Magos serviram de inspiração para a animação do carnaval recifense.