Há duas modalidades de navegação marítima: ... Navegação oceânica, de alto-mar ou sem restrições: é a realizada entre portos nacionais e estrangeiros, fora dos limites de visibilidade da costa e sem outros limites estabelecidos.
Na navegação atual, o radiogoniômetro, aparelho receptor radioelétrico de antena orientável, é usado por navios e aeronaves para situar as emissoras terrestres, o que determina, em função dos ângulos e intensidade das ondas, sua situação na carta. Esse método de navegação é chamado radiogoniometria.
Você já ouviu falar em cabotagem ou em navegação costeira? Ambas significam a mesma coisa: a navegação costeira entre portos do mesmo país. É um modal favorável, comparado a outros transportes, em questão de custos, capacidade de cargas e impacto ambiental.
A bússola, também chamada de bússola magnética, é um objeto utilizado para orientação geográfica. Durante muito tempo esse instrumento foi utilizado na navegação como forma de localização, e até hoje é considerada uma das maiores invenções da humanidade.
Naufrágios: Antigos objetos usados na navegação
Os principais instrumentos de navegação utilizados na época das grandes navegações foram: a bússola, o sextante, a sonda , o astrolábio, a luneta, a esfera armilar e o quadrante.
A bússola ,o astrolábio,a luneta,a esfera armilar e o quadrante foram os principais...
Quais instrumentos que os navegadores utilizavam e já conheciam ?
Posteriormente o astrolábio foi substituído pelo sextante, um medidor capaz de obter medidas mais precisas. Porém, hoje, utilizam-se diversos instrumentos de navegação para determinar a posição do destino de forma mais precisa como o GPS, sonar, quadrantes, entre outros.
Índice
Resposta. Resposta: Aperfeiçoamento das bússolas, do astrolábio, produção de novas rotas oceânicas e criação de novos tipos de embarcação.
centralização política dos reinos absolutistas; aliança política entre os reis e a burguesia mercantil interessada na lucratividade da expansão ultramarina; divulgação da fé cristã para povos de outros territórios; aperfeiçoamento das técnicas navais.
A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações há uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa.
As especiarias são temperos usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Elas eram tão valorizadas pois não podiam ser cultivada no continente Europeu em função do clima.
Resposta. As especiarias eram muito desejadas pelos europeus e vendidas tão caro, pelos seguintes motivos: Especiarias eram importantes porque escondiam o sabor da carne estragada.