Em engenharia de software e eletrônica digital, um Diagrama de Transição de Estados, ou Diagrama de Máquina de Estados, é uma representação do estado ou situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema.
Um diagrama de estado mostra os possíveis estados de um objeto e as transações responsáveis pelas suas mudanças de estado. Exemplo: Descrição do exemplo: Modelagem do sistema de login.
No caso dos diagramas de estados, o foco de interesse principal reside na identificação dos valores que os atributos de uma dada classe podem assumir assim como os eventos ou mensagens enviadas a tal objeto que efetivamente implicarão na atribuição de tais valores.
Como a maioria dos diagramas UML, diagramas de estados têm diversos usos. As principais aplicações são as seguintes: Descrever objetos orientados a eventos em um sistema reativo. ... Mostrar o comportamento geral de uma máquina de estados ou o comportamento de um conjunto relacionado de máquinas de estados.
∎ Faz a modelagem do comportamento de um objeto ao longo do seu tempo de vida. ∎ Empregado na modelagem dos aspectos dinâmicos de um sistema. ∎ Pode ser usado na modelagem comportamental de um sistema inteiro, em especial sistemas reativos (que respondem aos sinais de atores externos).