Para calcularmos a quantidade de anagramas de uma palavra com letras distintas, basta calcularmos o fatorial do número que representa a quantidade de letras.
É calculado através da propriedade fundamental da contagem, utilizando o fatorial de um número de acordo com as condições impostas pelo problema. A palavra possui 6 letras, dessa forma, basta determinarmos o valor de 6! (seis fatorial).
Permutação com repetição Caso existam elementos repetidos, com a fórmula da permutação simples contaríamos vários casos algumas vezes. Por exemplo, na palavra ARAME, se trocássemos as letras A de lugar, formaríamos a mesma palavra.
Ela consiste no princípio fundamental da contagem, arranjo e permutação quando a ordem importa, e combinação quando a ordem não importa. ...
É um assunto discutido em análise combinatória que aborda as diferentes formas de se ordenar os elementos de um conjunto. ... Tendo em mãos uma sequência ordenada qualquer com um número “n” de elementos distintos, qualquer outra sequência formada pelos mesmos “n” elementos reordenados é chamada de permutação.
Arranjo refere-se às diferentes maneiras de organizar um conjunto de objetos em uma ordem sequencial. Combinação refere-se às várias maneiras de escolher itens entre um grande conjunto de objetos, de modo que sua ordem não importa.
Assim para obter o número de permutações com m elementos distintos de um conjunto, basta escolher os m elementos em uma determinada ordem. O Arranjo de m elementos dos quais m elementos participam é igual a Permutação destes elementos.
Os arranjos são caracterizados pela natureza e pela ordem dos elementos escolhidos. Já as combinações são caracterizadas pela natureza dos elementos. Em uma festa de aniversário será servido sorvete aos convidados. ... Portanto, na combinação os agrupamentos são caracterizados somente pela natureza dos elementos.
Em linhas gerais, um arranjo é uma nova roupagem de uma obra já existente. O arranjador pode criar novas seções, harmonias, contrapontos e até melodias que se somam as da música original e criam uma obra derivada. A realização de um arranjo requer o cuidado apenas de tornar a música original reconhecível.