Esse método contraceptivo é o mais recomendado, enquanto a pílula tem um índice de falha de 6%, o do DIU fica entre 0,2% e 0,8%. O DIU fica alojado dentro do organismo da mulher, por até 5 anos (no caso do DIU Mirena) ou 10 anos (no caso do DIU de cobre).
— Anticoncepcional oral: também conhecido como pílula anticoncepcional, é o método mais utilizado para evitar a gravidez, pois possui hormônios que impedem a ovulação. Tem eficácia superior a 99% quando tomado corretamente.
Por que contraceptivos hormonais falham?
Assim, nestes casos, se a mulher não desejar engravidar, ela pode tomar a pílula do dia seguinte até ao máximo de 72 horas após o contacto íntimo. No entanto, a pílula do dia seguinte nunca deve ser usada como método contraceptivo, devido aos seus efeitos colaterais e porque a sua eficácia diminui a cada utilização.
O ginecologista e obstetra, Alberto Guimarães, listou dez métodos contraceptivos para evitar uma possível gestação indesejada, confira:
A Ellaone está indicada para prevenir a gravidez indesejada após a relação sexual desprotegida, feita sem camisinha ou qualquer outro método contraceptivo. O comprimido deve ser tomado logo após o contato íntimo, até no máximo 5 dias após o contato íntimo desprotegido.
Portanto, não é necessário tomar dois comprimidos após o sexo e nem a pílula do dia seguinte. Aliás, esta última não corta o efeito do anticoncepcional: ela só reforça o efeito dos outros métodos. Quando se toma a pílula pela primeira vez, ou após meses de pausa, a proteção é válida a partir do segundo mês de cartela.
A minipílula pode ser iniciada em qualquer momento do ciclo, mas nos primeiros 7 dias não há garantias de que ela previna uma gravidez. Após 7 dias de uso correto, a mulher já pode ter relações sem preservativos sem haver risco de engravidar.
Os principais métodos contraceptivos naturais são:
Após o início da pílula, quanto tempo leva para ela fazer efeito? Se você iniciar a cartela no meio do ciclo, geralmente o início da ação contraceptiva demora pelo menos 7 dias. É preciso usar camisinha nesse intervalo.
A menstruação pode ficar irregular nos primeiros 3 meses do início da injeção. Se for a injeção trimestral, você terá um controle melhor da menstruação após a segunda dose. O médico nunca deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar. Os escapes menstruais poderão ocorrer.
Os anticoncepcionais injetáveis podem acarretar sangramentos irregulares e escapes no período de adaptação e não existe um padrão de sangramento e isso não compromete a eficácia do método se usado corretamente.
O anticoncepcional continua sendo efetivo, mesmo sangrando. Siga as orientações do seu Ginecologista! Pode ocorrer sangramento menstrual com uso de injetável trimestral e mesmo assim está protegida contra gravidez.
Na maioria das mulheres que utilizam Contracep® 150 mg, observa-se uma modificação do seu padrão de sangramento menstrual (por ex.: sangramento irregular ou imprevisível, raramente, sangramento contínuo ou abundante). No início do tratamento pode ocorrer hemorragia ou sangramentos pequenos entre as menstruações.
Durante o tratamento com Sayana® podem ocorrer perdas sanguíneas (sangramentos) vaginais inesperadas, caso isto ocorra, comunique seu médico.
A menstruação pode ficar irregular nos primeiros 3 meses após a primeira dose da injeção. O seu médico não deverá prometer que você ficará 100% do tempo sem menstruar. Mesmo após os 3 meses os escapes poderão ocorrer.
Durante seu uso a mulher fica sem menstruação, mas pode haver pequenos sangramentos ao longo do mês. Ao usar Depo-Provera por um período prolongado a menstruação pode demorar para voltar ao normal e a fertilidade pode demorar mais de 1 ano para ser restabelecida.
Embora a maioria das pacientes em uso de Depoprovera fique sem mensurar, há um percentual de pessoas que tem sangramento menstrual regular ou eventual. Depende do tempo de uso, se usava outro método hormonal antes ou não e da resposta do seu corpo ao uso da medicação.