O que é a amamentação em livre demanda? Em poucas palavras, amamentar em livre demanda significa não se preocupar com o relógio. Ou seja, o bebê será amamentado sempre que sentir fome, seja noite ou dia. Além disso, irá mamar o quanto quiser, até se sentir satisfeito.
Para o bebê:
Além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, a amamentação diminui os riscos de a mulher desenvolver anemia, osteoporose, doenças cardíacas, câncer de mama e de ovário, depressão e hemorragia pós-parto, além ser um ato prazeroso e que aumenta a autoestima.
Para as pacientes que tiveram um câncer em apenas uma das mamas, que é a situação mais comum, a outra mama (saudável) continuará produzindo leite normalmente e também terá o seu desenvolvimento habitual durante a gravidez, pois o tratamento realizado não afeta esta mama.
Estou amamentando, posso fazer o exame? O ultrassom das mamas é um exame com incidência de radiação muito baixa. Por isso, no caso de você estar amamentando e conforme avaliação clínica, este procedimento poderá ser indicado. Até porque, a mamografia não é indicada.
Existem várias razões para ter nódulos e altos numa mama lactante. Uma das mais comuns é um canal bloqueado, obstruído por leite, que dá origem a um nódulo duro que pode ser doloroso e sensível. Massaje a zona afetada, principalmente quando amamentar ou extrair leite, para ajudar a libertar a obstrução.