EQST

Qual O Prazo Para O Advogado Repassar O Dinheiro Para O Cliente?

Qual o prazo para o advogado repassar o dinheiro para o cliente?

até 48 horas úteis

Qual o prazo de prescrição do crime de apropriação indébita?

Na verdade o crime de apropriação indébita é pública incondicionada, portanto a "notitia criminis" pode ocorrer antes de efetivada a prescrição, que se dá em 08 anos". ("caput", do artigo 168), e 12 anos parágrafo 1o.

Qual o prazo prescricional que o cliente tem para cobrar prestação de contas do advogado e do advogado cobrar honorários do cliente?

cinco anos

Quem pode exigir prestação de contas do curador?

A prestação de contas pelo tutor ou curador é um dever que decorre do encargo público concedido pelo Poder Judiciário e para o qual, em regra, o responsável é intimado na própria sentença. Trata-se da forma de fiscalização pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público do exercício da tutela ou curatela.

O que é a ação de exigir contas?

Sempre que a administração de bens, valores ou interesses de determinado sujeito seja confiada a outrem, haverá a necessidade de prestação de contas, ou seja, da relação pormenorizada das receitas e despesas no desenvolvimento da administração. Portanto, tem essa ação natureza dúplice. ...

Para que serve a ação de prestação de contas?

Assim, é possível afirmar que a ação de prestação de contas tem por finalidade a comprovação de forma contábil dos créditos e débitos, e a declaração do saldo credor ou devedor, com a condenação do devedor (seja ele autor ou réu) ao pagamento dessa quantia.

Qual o procedimento da ação de prestação de contas?

A ação de prestação de contas visa à extinção dessa obrigação, apurando-se o saldo porventura existente. A iniciativa pode caber a quem tem o direito de exigir as contas como àquele que tem a obrigação de prestá-las. Por isso, pouco importa quem tome a iniciativa da demanda, se o credor ou devedor.

Quanto a ação de exigir contas?

A ação de exigir contas deve ser proposta por quem teve os bens administrados por outrem. Seu procedimento possui duas fases: na primeira, o juiz decide sobre a existência da obrigação; na segunda, o réu prestará contas e será avaliado.

É possível cumular ação de exigir contas com ação ordinária de indenização?

PEDIDO DE CUMULAÇÃO DE AÇÕES. IMPOSSIBILIDADE. A AÇÃO DE EXIGIR CONTAS, PREVISTA NO ART. 550 DO CPC/15 , POSSUI PROCEDIMENTO ESPECIAL, SENDO INVIÁVEL A SUA CUMULAÇÃO COM AÇÃO DE RITO ORDINÁRIO, SOB PENA DE SUPRESSÃO DAS TÉCNICAS PRÓPRIAS DE SEU PROCEDIMENTO.

Qual é o recurso cabível em face da decisão que encerra a primeira fase da ação de exigir contas?

O recurso cabível contra decisão que julga procedente, na primeira fase, a ação de exigir contas é o agravo de instrumento.

Quem tem legitimidade para exigir contas?

A ação de exigir contas deve ser proposta por quem teve os bens administrados por outrem. Seu procedimento possui duas fases: na primeira, o juiz decide sobre a existência da obrigação; na segunda, o réu prestará contas e será avaliado.

É possível a reconvenção na ação de prestação de contas?

TJSP veda pedido reconvencional em ação de exigir contas.

O que fazer quando o réu morre?

Ocorrendo o falecimento do réu durante o curso do processo, não há que se falar em extinção do feito, por ilegitimidade de parte, sendo cabível a substituição processual, como determina a lei. Dispõe o art. 267, do CPC, em seu § 1º: que o juiz ordenará, nos casos dos ns.

Quando o autor da ação morreu o que deve ser feito?

O autor da ação é parte no processo que se discute um direito. O que acontece quando o autor morre no curso do processo? ... Conforme disposto na lei, é necessário que o falecido seja substituído pelo inventariante ou por seus sucessores, o que acontece quando o advogado realiza o pedido de habilitação ao juiz do processo.

Quando morre e tem um processo na justiça o que acontece?

Já no caso de processos criminais, quando um réu morre no curso de um processo criminal, sua punibilidade é extinta e o processo é arquivado. A pena não pode ser transferida para herdeiros ou sucessores. Se o falecido for a vítima, o processo só será afetado se a ação penal for de natureza provada.