Vik Muniz (1961) é um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, é conhecido por usar materiais inusitados em suas obras, como lixo, açúcar e chocolate. Vik Muniz (Vicente José de Oliveira Muniz) nasceu em São Paulo, no dia 20 de dezembro de 1961.
A série Crianças de açúcar, criada em 1996, alçou Vik Muniz para a fama. Esse foi o seu primeiro trabalho a ter repercussão e a levá-lo a ser reconhecido internacionalmente.
Artista Vik Muniz Além da pintura, ele trabalha com a produção de esculturas e fotografia. Atualmente, Vik Muniz é conhecido mundialmente por suas obras inusitadas onde utiliza técnicas e materiais como alimentos, algodão, materiais recicláveis, cabelo, arame, serradura, pó, terra,café, dentre outros.
Entre os benefícios da arte reciclada para o meio ambiente se destacam, por exemplo, sua contribuçao para o aproveitamento e o prolongamento da vida útil dos materiais e, como consequência disso, à diminuição do número de resíduos.
Vik sempre utiliza em suas obras grandes elementos que remetem à ideia de sustentabilidade, e por isso, esse fato tornou-se marca registrada do autor.
Resposta: linguagem artística de efemeridade, de finitude das coisas e pessoas.
adjetivo Que tem curta duração, que é breve, transitório: sucesso efêmero. Característica do que é temporário, momentâneo: felicidade efêmera. [Botânica] Tipo de flor que desabrocha e murcha no espaço de um dia. [Botânica] Planta que apresenta o ciclo de vida muito curto, podendo ocorrer diversas vezes num ano.