O ar deglutido (aerofagia) é uma causa comum de gás no estômago. Todo mundo engole pequenas quantidades de ar quando come ou bebe. Entretanto, se comer ou beber rapidamente, mascar chicletes, fumar ou usar dentaduras frouxas podem fazer que algumas pessoas deglutam maior quantidade de ar.
Um ótimo remédio caseiro para soltar os gases do estômago e combater o inchaço abdominal é tomar pequenos goles do chá de camomila com erva-doce, o chá de boldo ou o chá de gengibre pois estas plantas medicinais possuem propriedades antiespasmódicas e calmantes que diminuem a irritação do sistema digestório, reduzindo ...
Veja dicas de como eliminar o desconforto de gases intestinais
Principais Alimentos que Causam Gases Legumes como couve, couve-flor, feijão, cebolas, brócolis, alcachofras e aspargos contêm carboidratos não absorvíveis, que não podem ser digeridos. Isso pode portanto, produzir gases cheios de enxofre, resultando em mau cheiro. causar gases ao estômago.
Flatos e eructação Eliminar flatos, conhecido popularmente como pum, é normal e acontece a todo mundo. O mesmo pode se dizer em relação às eructações, conhecidas como arrotos. Todo mundo solta pum e arrotos, várias vezes por dia, às vezes, de forma até inconsciente.
Em geral, a maior parte dos gases não têm cheiro, mas quando ocorre o mau cheiro ele normalmente é resultado do excesso de enxofre, substância produzida durante a fermentação das bactérias do intestino. Além disso, alguns alimentos como ovos e brócolis também produzem odores mais fétidos.
O mais fedido de todos os gases é o sulfídrico, produzido pela digestão de alimentos ricos em proteínas, como carnes e ovo.
A ideia de que a flatulência nos faz perder até 67 calorias é um destes casos. Ora, veja-se: sendo que a média de gases que se aconselha libertar é – apontam os especialistas – 14 por dia, ao perder mais de 60 calorias por cada pum estaríamos a emagrecer quase um quilo a cada três dias.
Resumindo: o pum da mulher fede mais que o do homem. Mas os representantes do sexo masculino não estão totalmente livres de culpa, já que, após uma análise feita com um sistema de tubos e saco retal para coletar “gases”, descobriu-se que os machos produzem um maior volume de gases.
Não é o gás que engorda, o gás é apenas dióxido de carbono que não tem valor calórico e o corpo não assimila de forma nenhuma, mas em geral está presente em bebidas calóricas muito açucaradas que por isso acabam por ter um efeito desidratante e não "matam" a sede como a água por exemplo.
A sensação de estômago inchado pode estar relacionado com vários fatores, mas principalmente com a má digestão, intolerância a alguns alimentos e excesso de gases. No entanto, o inchaço do estômago pode indicar infecções por parasitas ou bactérias, como a H. pylori, por exemplo, devendo ser tratada.
Algumas mulheres experimentam um aumento dos gases intestinais nas primeiras semanas de gravidez. Esse pode ser um sintoma embaraçoso nos casos em que a gestante precisa ficar horas presa dentro de um escritório ou sala com outras pessoas.
Cólica abdominal e inchaço – Aumento das mamas – Náuseas, enjoos e vômitos – Vontade frequente de urinar.
Os 10 primeiros sintomas de gravidez que podem surgir, são:
Isso acontece porque dizem que é possível sentir uma espécie de caroço, o que significaria a gestação. Uma forma de comprovar isso seria apertando a barriga, mas, muita atenção! Esse processo não é indicado pelos médicos. O ideal é buscar um exame de sangue ou de farmácia.