Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Essa ordem religiosa foi criada em 1534 pelo padre Inácio de Loyola e foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Paulo III em 1540.
Resposta. O objetivo dos jesuítas no Brasil era catequizar e capacitar os nativos (índios) para o trabalho. Os jesuítas construíram comunidades chamadas Ordens, onde os índios eram introduzidos ao catolicismo e aprendiam a construir, costurar, ter uma rotina, etc.
Letra C: os jesuítas eram clérigos católicos membros da ordem conhecida como a Companhia de Jesus, sendo que os mesmos tinham como objetivo levar aos povos indígenas os ensinamentos da igreja católica.
Na verdade a importancia dos colegios jesuitas era catequista os indios eles aprenderem o idioma , a cultura e principalmente a religiao com o objetivo de acalmar e amenizar o relacionamento dos indios com os portugueses. ... Esses colegios tiveram uma enorme participaçao no escravismo no desrespeito cultural dos indios.
O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses. Para que adotasse a fé cristã, a população indígena tinha de ser instruída e ganhava conhecimentos de leitura e escrita.
Os jesuítas cumpriram funções de catequização, ensino e produção econômica no Brasil. Para que a catequização fosse realizada, era necessário que os indígenas aprendessem a língua portuguesa para a leitura de trechos bíblicos e o ensino da prática religiosa católica. ...
Em vez de simplesmente incorporarem o cristianismo, os indígenas realizaram um diálogo intercultural, modificando ou rejeitando conceitos trazidos pelos europeus. ... Durante muito tempo, historiadores enxergaram a catequização indígena como uma mera imposição, na qual o cristianismo era forçado na cultura nativa.
Com a chegada dos portugueses ao Brasil, os indígenas viraram escravos dos brancos, assim eles perderam seus rios, florestas e seu espaço territorial.
O contato inicial entre brancos e índios foi amistoso, como se pode ver, por exemplo, na carta de Pero Vaz de Caminha, onde o escrivão narra momentos de descontração e festa entre as duas raças. Na verdade, esse contato amigável se estendeu pelas três ou quatro primeiras décadas de colonização.
Os jesuítas acreditavam que os indígenas poderiam ser facilmente influenciados, uma vez que caso não fossem catequizados, se submeteriam à condição de escravos pela colonização.
Além de contar com o apoio financeiro da Igreja, os jesuítas também utilizavam da mão-de-obra indígena no desenvolvimento de atividades agrícolas. Isso fez com que a Companhia de Jesus acumulasse um expressivo montante de bens no Brasil. Fazendas de gado, olarias e engenhos eram administradas pela ordem.
(UEL-PR) Durante o período colonial, havia atritos entre os padres jesuítas e os habitantes locais porque os: colonos eram ateus belicosos, e os jesuítas pacíficos católicos. religiosos pretendiam escravizar tanto o negro como o índio, e os colonos lutavam para receber salário dos capitães donatários.
O papel decisivo desempenhado pela pecuária na história do país foi a necessidade de que,cada vez mais,as populações alocassem-se no interior do território,onde havia mais espaço para a criação e maior capacidade de organização da produção.
Resposta:Papa Francisco é da ordem dos jesuítas, a Companhia de Jesus. Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1.