São parentes consanguíneos ou por adoção: pais (primeiro grau), avós (segundo grau), bisavós (terceiro grau), filhos (primeiro grau), netos (segundo grau), bisnetos (terceiro grau) e assim vai, pois, como falamos antes, a lei não limita o parentesco em linha reta.
Os primos são parentes de quarto grau colateral. Se o tio é parente de terceiro grau, logo o primo é parente de quarto grau, porque existe um grau entre eles. Em resumo: filho e pai = 1 grau; pai e avô = 1 grau; avô e tio = 1 grau; e tio e o filho dele = 1 grau.
Chama-se de parentesco em linha reta quando as pessoas descendem umas das outras diretamente (filho, neto, bisneto, trineto etc), e parentesco colateral quando as pessoas não descendem uma das outras, mas possuem um ancestral em comum (tios, primos, etc.).
Parentesco civil é o decorrente da adoção ou de outra origem (art. 1.
A Família Imediata
Embora cada família tenha uma configuração e se comporte de um jeito, a união que há entre as pessoas de um grupo como esse está presente em muitas delas. Uma família unida, que pode conversar sobre tudo e que se respeita acima de todas as coisas, pode ser a base para a felicidade e para a segurança de alguém.
O significado de ter uma família para chamar de sua Qual a sensação de fazer parte de um grupo de pessoas que sempre estarão lá para você, que morreriam por você? Ter uma família significa que você é parte de algo muito maravilhoso. Significa que você amará e será amado pelo resto da sua vida, não importa o quê.
Primeiramente, pense e reflita sobre você e sua família. Pense no que quer falar, como uma viagem, ou quanto tempo passam juntos. Tente não ser repetitivo. Pense no que mais gosta na sua família ou mesmo o que não gosta.
A família é a primeira sociedade que convivemos e que levamos por toda vida, portanto, base para a formação qualquer indivíduo. Uma família cercada de amor, paciência, respeito e cumplicidade educa e forma indivíduos seguros e aptos para o convívio social. ...
A função social da família é propiciar um ambiente saudável para o desenvolvimento de seus membros de forma digna, principalmente para os filhos menores, pois estes estão se moldando de acordo com os valores que lhe são repassados.