Fazer o resumo ou a síntese de; resumir: sintetizar o assunto; sintetizou nossas sensações através de um belo discurso.
Os organismos autotróficos, ou autótrofos, podem ser definidos como seres que são capazes de sintetizar seu próprio alimento, ou seja, são capazes de utilizar material inorgânico para sintetizar material orgânico. ... As plantas são organismos autotróficos, ou seja, capazes de produzir seu alimento.
substantivo feminino Transformação de uma substância noutra durante o metabolismo. Etimologia (origem da palavra metabolização).
Uma síntese é um tipo de texto que contempla as principais ideias de outro texto. O próprio nome já indica que ela é um pequeno resumo, um apanhado geral das ideias essenciais e sem aprofundamento. ... Assim, a síntese é um texto com poucas palavras, no qual é dispensado tudo o que for secundário.
Para elaborar uma boa síntese é necessário compreender o texto base e extrair as ideias principais para então escrever um novo texto resumido.
Não confunda síntese com resumo! Eles são escritos com as suas próprias palavras. Já nas diferenças, observa-se que o resumo tem um caráter mais informativo, enquanto a síntese apresenta um caráter mais pessoal. Além disso, o tamanho desses textos é diferente. O resumo costuma ser bem maior que a síntese.
Uma síntese é um texto que se propõe a apresentar um outro texto de forma resumida e impessoal. ... Sua estrutura apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão, além de algumas características específicas a cada texto, como o caráter argumentativo, crítico ou explicativo.
Significado de Sinopse substantivo feminino Resumo; relato breve: sinopse de um filme, de um livro, de um espetáculo. Relato breve ou resumo de uma teoria, de um manual, de um livro escolar, de um compêndio, de uma doutrina: sinopse de um compêndio gramatical.
Resenha: tem a intenção de avaliar uma obra, apresentando seus pontos positivos e/ou negativos com o intuito de incentivar ou não que seu leitor tenha contato com a obra original. Sinopse: tem a intenção de despertar interesse pela obra original através de um breve resumo.
O que é uma síntese? A palavra síntese logo remete ao significado do termo. Uma síntese é um resumo que contempla as principais ideias ou a essência de algo. É possível, portanto, fazer uma síntese de um filme, de uma série, de uma novela, de um livro, de um artigo ou de um trabalho acadêmico, por exemplo.
Um resumo apresenta os principais aspectos de um texto original. A resenha tem o objetivo de construir as relações de propriedade do objeto analisado. ... Diferente da resenha, o resumo não pode conter opiniões, a não ser que sejam do autor do texto original.
Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita
Existem dois tipos de resenha: a crítica e a descritiva. ... Já a resenha crítica, também conhecida como opinativa, apresenta um juízo de valor do leitor sobre o conteúdo resenhado. Nesse tipo de resenha o conteúdo é apresentado com uma indicação ou um alerta sobre a leitura.
Os passos são um pouco mais simples:
Resenha crítica ou opinativa Assim como na descritiva, essa também descreve e correlaciona informações de uma obra ou assunto. Não obstante, na resenha crítica, há espaço para que o autor apresente teses sobre o tema abordado, sendo, então, um texto de natureza informativo-argumentativa.
Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
Indicação dos elementos estruturais de uma resenha crítica
Exponha os principais aspectos, argumentos e descobertas do artigo em palavras próprias, usando o resumo como apoio. Mostre os embasamentos para as alegações do artigo e inclua as conclusões. Isso pode ser feito em vários parágrafos, mas a extensão da resenha dependerá do que o professor ou editor pediu.
Resenha feita pela ABNT
Vá por partes: depois de ler/ver/ouvir o objecto da sua análise, interprete-o para si próprio; divida o objecto da análise em partes temáticas; dê um título a cada uma delas; relacione as ideias principais, expressas em cada parte; pense no assunto sobre o qual recai a sua análise; leia alguma bibliografia e tome nota ...
No cabeçalho da primeira página deve vir a referência bibliográfica do texto resenhado. A referência vem em fonte Times, de corpo 16, com alinhamento justificado e recuo de 5,0 cm em relação à margem direita. A referência vem separada do início do texto por dois parágrafos duplos.
O título atribuído à resenha deve estar centralizado, em negrito, tamanho 12, com letras maiúsculas e não deve ultrapassar duas linhas; no caso de subtítulo, observar letras maiúsculas e minúsculas. Não se coloca ponto final em títulos.
O texto deve ser escrito sem quebras, isto é, sem divisão de subtítulos.
Resenha de livros: precisa-se apresentar autor, título da obra, editora, enfim, informações que localizem o leitor quanto à bibliografia que foi objeto de resenha. ... Após o segundo parágrafo, é preciso confrontar as informações com os argumentos e pontos de vista de diferentes autores quando se trata da resenha crítica.
Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento (de verdade ou de valor). Uma resenha pode ser: ... A apreciação, ou o julgamento em uma resenha descritiva julga as idéias do autor, a consistência e a pertinência de suas colocações, ao longo da descrição da obra, ou seja, trata-se de um julgamento de verdade.