O forame lacerado está situado entre várias articulações, incluindo a asa maior e o corpo do osso esfenoide, bem como a porção petrosa do osso temporal e a porção basilar do osso occipital.
O forame intervertebral é a abertura formada pela articulação de duas incisuras vertebrais. ... Através dele passam os nervos espinhais. Seu tamanho varia conforme posição, patologia, carga de peso que a espinha suporta e postura.
Este buraco é denominado de forame intervertebral ou de conjugação ou recessos laterais pois surgem bilateralmente. É por aí que as raíz nervosa deixa o canal raquiano e se dirige aos músculos, vasos, ossos, pele entre outros tecidos.
O termo estenose do canal vertebral lombar (ECL) significa a diminuição do espaço anatômico do canal espinhal (local por onde passa a medula e raízes nervosas) e está associado com uma infinidade de sintomas clínicos.
O processo unciforme desenvolve-se na margem lateral da vértebra de centros de ossificação pertencentes ao arco neural. Em recém-nascidos, o processo unciforme é horizontal orientando-se verticalmente de acordo com o crescimento. O seu desenvolvimento induz a formação de fissuras na margem posterolateral do disco.
Os curtos processos espinhosos possuem forma bífida, enquanto os forames vertebrais possuem formato triangular. Dentro de cada processo transverso existe um forame transverso e ao nível de C6 a artéria vertebral entra no forame correspondente.
As articulações interapofisárias são sinoviais, ou seja, têm cartilagem hialina, membrana sinovial, osso subcondral e cápsula articular, estando sujeita a artrose como todas as articulações.
Discopatia degenerativa é uma alteração comummente encontrada nos exames de imagem, como raio-X, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, que significa que o disco intervertebral presente entre cada vértebra da coluna está se degenerando, ou seja, perdendo a sua forma original, o que aumenta o risco de ter ...