Os decompositores são organismos que participam da cadeia alimentar realizando a decomposição da matéria orgânica, e atuam em todos os níveis tróficos. Assim como os consumidores, os decompositores são heterotróficos. São exemplos de organismos decompositores os fungos e as bactérias.
Esse nutrientes são devolvidos ao meio e podem ser reaproveitados por outros organismos. Assim sendo, podemos concluir que os decompositores são organismos fundamentais para a realização dos ciclos biogeoquímicos, tais como o do carbono e do nitrogênio, pois liberam essas substâncias para que possam ser reutilizadas.
Sendo assim, além de contribuir como fonte de nutrientes para as plantas, a serrapilheira também tem fundamental importância na conservação dos ecossistemas florestais.
No caso da Amazônia, o seu solo é pobre em nutrientes, mas como a floresta abriga extensa fauna e flora acaba tendo muita materia organica em decomposição formando a serapilheira que se torna ainda mais importante porque é a principal fonte de nutrientes que sustenta o solo amazonico.
“Serrapilheira” é a camada formada pelo acúmulo de matéria orgânica, em diferentes fases de decomposição, que reveste o solo das florestas.
Florestas são queimadas, o solo fica debilitado e as pessoas sofrem. As atividades dos seres humanos interferem cada vez mais na Amazônia. As forças de mercado, a pressão populacional e o avanço da infraestrutura causam impactos em grandes áreas de floresta.
diminuição da biodiversidade; emissão de gases poluentes; ... contribui para o aumento da poluição do ar; intensifica o efeito estufa e o aquecimento global.
A fumaça de uma queimada em um estado poderá atingir outro, e até mesmo outro país, como acontece com a poluição das águas. Estas queimadas afetam o solo, o ar, as águas, os mananciais, a fauna e a flora, atingindo amplamente o ecossistema, o que fere frontalmente as leis ambientais.
Agravamento do efeito estufa e aquecimento global: durante as queimadas acontece uma intensa liberação de dióxido de carbono da atmosfera, o que agrava estes dois fenômenos; Problemas respiratórios: o aumento de monóxido de carbono no ar causa doenças respiratórias na população; Entre outros.
O calor do fogo das queimadas altera as características físicas e químicas do solo. ... Queimadas provocam a redução da fertilidade pela perda de nutrientes por lixiviação e altera o pH do solo. Diminui a capacidade de infiltração de água do solo, provocando o seu ressecamento, podendo levar à desertificação.
Um impacto muito visível dos incêndios florestais está relacionado à poluição e qualidade do ar. A fumaça e as cinzas produzidas durante as queimadas contêm partículas muito pequenas, que podem causar problemas de saúde como: a inflamação nas vias aéreas superiores, asma e até câncer.
O contato com a fumaça também pode causar alergias, pneumonia, insuficiência respiratória e problemas cardiovasculares. De acordo com o estudo de Alves et al, “as partículas das queimadas ao entrarem nos pulmões aumentam a inflamação, o estresse oxidativo e provocam danos genéticos nas células de pulmão humano.
A poluição do solo, também chamada de contaminação do solo, é causada pela introdução de substâncias químicas ou pela alteração desse ambiente pela ação humana. Além de poluírem o solo, esses elementos químicos também poluem a água e o ar.
Como evitar a poluição dos solos