As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações.
Resposta. As bases do DNA são citosina, guanina, adenina e tinima; No RNA no lugar da timina, encontra-se a uracila.
Alternativa “d”. As bases púricas são a adenina e guanina, e as pirimídicas são a citosina, timina e uracila.
Adenina é uma das quatro bases nitrogenadas principais encontradas no DNA e RNA, juntamente com guanina, citosina e timina (uracil no RNA).
Para formar cada uma das cadeias ou fitas, os nucleotídeos se ligam por uma ligação fosfodiéster. ... Esses pares são formados por ligações entre uma base nitrogenada púrica e outra pirimídica. Mais detalhada e obrigatoriamente, a guanina se liga com a citosina e a adenina se liga com a timina.
As duas fitas possuem uma orientação antiparalela, o que significa que a fita molde para a síntese de DNA tem orientação oposta à fita de DNA que está sendo sintetizada. A síntese do DNA é catalisada pela enzima DNA-polimerase. Ela utiliza um único sítio ativo para catalisar a síntese do DNA.
É a definição de DNA. ... E as bases nitrogenadas que formam o DNA são complementares quimicamente, no que se refere à ligação. Citosina e Guanina realizam 3 ligações, por isso são complementares, se unem, e timina e adenina apenas duas ligações, por isso se ligam.