Os cabos Indusflex Nax Flex antichama são empregados como cabos de potência em instalações fixas, sendo recomendados para circuitos de alimentação e distribuição de energia elétrica em edifícios industriais, comerciais, residenciais e subestações transformadoras.
Mesmo se pensarmos no dimensionamento seguindo a norma NBR 5410, o cabo mais fino no chuveiro se justifica, porque os cabos do corpo do chuveiro não estão dentro de um eletroduto, na verdade eles estão expostos e protegidos por um conduite de PVC.
O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.
Optando pela emenda com estanho deve se fazer uma isolação adequada usando se possível a a fita de alta fusão e em seguida uma camada de fita isolante, garantindo assim um proteção contra toque acidental evitando acidentes e curto circuitos.
É permitido sim. Pode sim fazer a emenda com um conector de louça, mas se tiver com duvida chame um eletricista . ... Nesse caso o ideal seria passar os condutores do quadro até o chuveiro sem emendas e usar conector de louça ou mesmo uma emenda bem feita já nos fios que acompanham o chuveiro.
O segundo é o conector de porcelana, que é o modelo mais indicado para emendas em locais com alta temperatura, por isso é o conector mais indicado para o chuveiro. Este tipo de conector tem uma ótima isolação térmica, dispensando também o uso de fita isolante em suas emendas.
Com o uso deste conector pode ser feita uma emenda de prolongamento ou uma emenda de derivação. O primeiro passo é decapar os cabos, depois você deve abrir o terminal retirando totalmente a porca de prensar os cabos e em seguida, você deve encaixar os cabos na fenda do terminal, assim como mostra na imagem abaixo.
Nunca faça emenda de espécie alguma com o cabos energizados. Para sua segurança deve desligar a energia, pois você está com um ferro de soldar o qual não possui proteção para esse caso pois a energia poderá passar para você. pelo o que diz na NR-10 toda instalação deverá ser desligada para qualquer intervenção.
Afaste o condutor no centro, de maneira que forme um “buraco”, introduza o segundo condutor de derivação no centro do condutor derivado. Gire o condutor que foi introduzido na derivação para cada lado dentro do condutor principal. Para obter uma emenda bastante forte, utilize o alicate universal para fixar a emenda.
Como emendar um fio de cobre a um de alumínio
Torça cada fio com o seu fio correspondente. Se você tiver acesso a um ferro de solda, é possível soldá-los. Aplique fita em cada conexão. Se você tiver fita isolante (fita plástica preta) disponível, use-a, senão qualquer tipo de fita poderá ser usado para uma correção temporária.
Emenda de condutores tipo rabo de rato ou condutores torcidos: Este tipo de emenda é utilizada em caixas de derivação ou de passagem.
A emenda deve ser bem apertada, utilizando sempre alicate para dar o aperto final; Evitar área de contato da parte emendada com a capa plástica de isolação (reduzindo o aquecimento da capa plástica); Um aperto demasiado pode romper o cabo que esta sendo emendado.