Ocorre que nesta época Paulo já tinha mais de 20 anos de convertido. Paulo batizou Crispo, Gaio e a família de Estéfanas em Corinto, E foi em Corinto que ele escreveu as duas cartas aos Tessalonicenses no mesmo período em batizava.
Logo após a crucificação de Cristo, no ano 30, o pescador da Galiléia passou a chefiar a Igreja recém-nascida. Além de organizar os fiéis em Jerusalém – o primeiro centro da nova religião – , Pedro pregou em cidades distantes como Corinto (na Grécia) e Antióquia (na atual Turquia).
Pedro realiza o ritual de batismo e passa a chamar o hidrópico de Rafael, que significa “curado por Deus”.
Estavam todos reunidos. Muitos afirmam que todas as 120 pessoas mencionadas em Atos 1.
Pentecostes ("quinquagésimo" em grego) é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores.
Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Esta data também é considerada o dia do nascimento da igreja. Juntamente com Natal e a Páscoa, esta é a terceira data mais importante do Ano Litúrgico.
Quando o Espírito desceu em Pentecostes, oh! quanta gente ria. E ao vê-los pela rua são bêbados, diziam. Pôr isso não me importo hoje também.
A história do milagre de Pentecostes, que aconteceu muitos anos depois, fala de união. Diz a Bíblia que os apóstolos (os 12 "alunos" de Jesus) estavam em um lugar quando ouviram um barulho, como se o vento soprasse forte. Então, sobre a cabeça de cada um, apareceram línguas de fogo.
A vida conquistada para o mundo por Cristo, após a sua volta ao Pai, será animada pelo Espírito Santo. ... Jesus não deixará órfãos os seus discípulos. Rogará ao Pai para que Ele lhes dê outro Paráclito, para que com eles permaneça para sempre o Espírito da verdade.
No dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém. Depois dos acontecimentos da Páscoa, ficaram cheios de medo. Viviam juntos, desligados do mundo, mas eis que o Espírito Santo, dom de Deus, veio sobre eles. ... Crer no Espírito Santo significa bendizê-lo, adorá-lo e glorificá-lo em nós mesmos e no outro.
Evangelhos sinóticos O Espírito Santo não aparece apenas no Pentecostes após a ressurreição de Jesus, é também proeminente no Evangelho de Lucas (1 e 2), antes do Nascimento de Jesus.
Mas, do ponto de vista histórico, um dos primeiros a utilizar, no Ocidente cristão, o termo "Trindade", para expressar a ideia de que a unidade divina existiria em três pessoas distintas, foi Tertuliano. No início do século III, em sua obra "Adversus Praxeas" (2,4; 8,7), ele utilizou o termo latino de trinitas.
O pecado mortal é cometido quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do inferno, se dele não nos arrependermos.
Para fazer sua própria hierarquia, o pontífice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor:
Os sete pecados capitais são quase tão antigos quanto o cristianismo. Mas eles só foram formalizados no século 6, quando o papa Gregório Magno, tomando por base as Epístolas de São Paulo, definiu como sendo sete os principais vícios de conduta: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja.
Personagens