Os aracnídeos (Arachnida) são uma subclasse do filo dos artrópodes que inclui, entre outros, aranhas, carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60.
Em zoologia, chamam-se quelíceras (Do grego: khele, pinça+keras, chifre, khelekeras) ao primeiro par de apêndices do prossoma dos artrópodes do sub-filo Chelicerata, ao qual pertencem as aranhas, escorpiões, ácaros e algumas espécies marinhas.
Os aracnídeos são animais artrópodes, encontrados em ambientes de terra firme. Os animais que representam os aracnídeos são aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos.
aranhas
Aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos são os representantes mais famosos da Classe dos Aracnídeos. ... Muitos desses animais possuem peçonha, como a aranha-marrom; outros transmitem doenças graves, como o carrapato-estrela que transmite a febre maculosa.
Como apresentado e descrito no texto acima, os ácaros fazem parte dos aracnídeos, ou seja, não são insetos, consequentemente, não são insetos microscópicos. ... Como já destacado, os carrapatos e as aranhas não são insetos, sendo assim classificados como seres aracnídeos.
Na maioria dos aracnídeos, quatro pares de membros servem como pernas, usadas na locomoção. Os outros membros são usados em tarefas como capturar e matar presas. Os escorpiões têm uma cauda encurvada com um ferrão na ponta.
As aranhas possuem 4 pares de patas, sendo que os insetos possuem apenas 3 pares. Os insetos apresentam um par de antenas, os aracnídeos não apresentam nenhum. ... Apesar das diferenças, que explicam o por que de uma aranha ser um aracnídeo e não um inseto, ambas as classes pertencem ao filo dos artrópodes.