Principais alimentos para bovinos Os energéticos, com menos de 20% de proteína pura, podem ser representados essencialmente pelos grãos de cereais, como milho, trigo, arroz, sorgo; e seus derivados, raízes, tubérculos (batata, mandioca etc), bem como os óleos de origem vegetal ou animal e gorduras.
As pastagens constituem a principal fonte de alimentos para ruminantes. A soja é a fonte de proteína de melhor qualidade para a alimentação animal e apresenta alto teor energético, pela significativa quantidade de óleo. Tem baixo teor de cálcio, de fibra, e pouco caroteno e vitamina D.
Bezerros e novilhas: 5 a 6 Kg ao dia; Gado em engorda: em torno de 3% do peso vivo.
São alimentos ricos em energia e pouca proteína bruta. São representados pelos grãos de cereais e seus subprodutos, assim como óleos e outras fontes de gordura. Os concentrados energéticos apresentam alta concentração de nutrientes, principalmente carboidratos de reserva e gordura.
“A sigla significa Medium Density Fiberboard, em português, placa de fibra de média densidade. Trata-se de um painel de madeira reconstituída, produzido por meio da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos.
Diz-se de ou organismo que tem por função controlar e regular um campo de actividade (ex.: órgão regulador; regulador de mercado). 3. Instrumento ou dispositivo que serve para regular ou controlar algo (ex.: regulador de mergulho).