Alcinos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente tripla entre átomos de carbono sem que a seqüência de carbonos forme um ciclo. O número de átomos de hidrogênio da molécula de alcino é o dobro do número de átomos de carbono, menos dois.
Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas. → Alcanos: são os hidrocarbonetos que não possuem insaturação.
Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono, de cadeia fechada e com apenas ligações simples.
Os ciclenos são hidrocarbonetos que apresentam cadeias fechadas e insaturadas (apresentam apenas uma dupla ligação). Os ciclenos são substâncias que pertencem à função orgânica dos hidrocarbonetos e apresentam como principais características: Cadeias fechadas, cíclicas ou alicíclicas; Não pare agora...
As principais características dos alcenos são:
Os hidrocarbonetos do tipo alcenos possuem como principais características: fácil solubilidade em solvente orgânicos, como benzeno, álcool e éter, é insolúvel em água, são compostos mais reativos que os alcanos, são incolores e o ponto de fusão e ponto de ebulição são maiores do que os dos alcanos, que possuem o mesmo ...
A nomenclatura dos alcenos normais é realizada escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de carbonos na cadeia, o infixo “en” e o sufixo “o”....H2C = CH2: et + en + o → eteno.
A nomenclatura dos alcinos normais é feita escrevendo-se o prefixo que indica o número de carbonos, o infixo “in” e o sufixo “o”....Os prefixos são os seguintes:
Para dar nomes aos compostos orgânicos de cadeias normais você deve seguir os seguintes passos:
pentano
Metil, metila ou (em Portugal) metilo é um radical alcoíla monovalente constituído de apenas um carbono ligado diretamente com três hidrogênios devido à tetravalência do carbono. É derivado do metano e apresenta formula CH3- .
Os compostos inorgânicos são divididos em ácidos, bases, sais e óxidos.
O carbono pode ser classificado seguindo vários critérios: um deles se baseia na quantidade dos demais átomos de carbono a ele ligados. ... Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.
O carbono pode ser classificado de acordo com o tipo de ligação que o une ao restante da cadeia carbônica. - Carbono saturado: ligado apenas por ligações simples, denominadas de sigma (σ). ... - Carbono insaturado: presença de uma ligação dupla - denominada de pi (π) - ou tripla entre carbonos.
Secundários: Carbonos ligados diretamente a dois outros carbonos. Os quadrados verdes destacam os carbonos que recebem esta classificação. Terciários: Carbonos ligados diretamente a três carbonos. O pentágono violeta identifica o carbono que se encontra entre outros três carbonos.
Nomenclatura dos Alcanos
A cadeia principal começa à esquerda e termina à direita por ter as duas duplas e o maior número de carbonos possível (sete carbonos – prefixo é hept). Dessa forma, permanecem as ramificações metil (1 carbono) e etil (2 carbonos). ... O nome do composto, seguindo a ordem alfabética, é 2-etil-4-metil-hepta-1,5-dieno.
Resposta. Resposta: hidrocarbonetos, isto é, formados por Hidrogênio e Carbono, o nome termina em "O".