De forma resumida, o autor do processo trabalhista é chamado de reclamante, enquanto o réu é chamado de reclamado.
Numa ação trabalhista a palavra reclamado se refere ao empregador. pois quem promove a ação é o empregado que se refere a palavra reclamante.
Hoje, uma empresa não tem como saber se um profissional está movendo uma ação trabalhista”, explica Sarita. Ao que parece, em um processo de seleção, o novo empregador apenas consegue consultar se o candidato está sendo processado. Ou seja, se alguém está movendo uma ação contra ele, e não o contrário.
Se um empregado processar uma empresa, trabalhando nela ou não, sem as provas necessárias, e ela comprovar que pagou todos os direitos, ele poderá ter que indenizar a empresa e arcar com as custas do processo. Essa não é uma situação rara, então, é importante estar preparado para que isso não aconteça!
Para saber se um processo trabalhista está chegando ao fim, primeiramente temos que saber o que é o trânsito em julgado de um processo. Trânsito em julgado de um processo, é quando não cabe mais qualquer recurso de uma decisão, ou seja, nenhuma das partes podem mais recorrer.