A forma devido, que significa «ter como causa», corresponde ao particípio passado do verbo dever-se, pelo que deve concordar em género e número com a expressão nominal que modifica: a) «A morte do prisioneiro foi devida a um ataque cardíaco.» b) «No registo de óbito, podia ler-se “morte devida a um ataque cardíaco”.»
A expressão por causa de indica a razão de algo ter acontecido, sendo sinônima de: devido a, por motivo de, em razão de, em virtude de, graças a e por obra de, entre outros. Exemplos: Haverá alterações na circulação automóvel por causa de obras rodoviárias.
Causa e consequência é um relacionamento entre eventos ou coisas, onde um é o resultado do outro ou de outros. Esta é uma combinação de ação e reação.
Giddens, a relação causal define-se como uma relação na qual um determinado fenómeno ou estado de coisas (o efeito) é consequência de outro (a causa). ... Isto deve-se à complexidade das inter-relações dos fenómenos sociais, sujeitos às mais variadas interferências.
Note que, antes do crime, as meninas eram alegres e despreocupadas. Depois do crime, passaram a ser sérias e tristes, tornando-se assim adultas. Então, temos uma causa (o motivo) e uma consequência (o resultado): a causa é o crime, e a consequência é o amadurecimento das meninas.
Estrutura de seleção (expressão condicional ou ainda construção condicional) é, na ciência da computação, uma estrutura de desvio do fluxo de controle presente em linguagens de programação que realiza diferentes computações ou ações dependendo se a seleção (ou condição) é verdadeira ou falsa, em que a expressão é ...