Autor:Sacramento Blake
No ano de 1215, durante o IV Concílio de Latrão, é instituída a confissão obrigatória aos católicos que passa a ser obrigatória ao menos uma vez ao ano, de modo que seja completa e exija do penitente e do confessor grandes esforços no sentido de torná-la aceitável e não-contraditória às ações do fiel – que são ...
A Igreja Católica ensina que "o batismo é necessário para a salvação". (Catecismo da Igreja Católica, ss. ... Para os católicos, o batismo é um ato único e irrepetível; ninguém que tenha sido baptizado de forma válida pode receber o perdão total conferido pelo sacramento uma segunda vez.
O batismo é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, tornando-as, em primeiro lugar, filhas de Deus Pai, mas também membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o caminho para a salvação eterna.
A primeira comunhão é dada entre os nove e os dez anos, com uma preparação prévia (a catequese) que costuma ser de dois ou três anos, uma vez por semana.
Como me confessar?
Para comungar é preciso, entre outros requisitos, aderir à fé Católica, estar integrado à Igreja e encontrar-se em estado de graça. O ritual consiste de uma oferta do Corpo e do Sangue de Cristo por parte do sacerdote ou de outro membro da Igreja.
A forma do Catecismo inspira-se na grande tradição dos catecismos que articulam a catequese em torno de quatro pilares: a profissão da fé batismal (o Símbolo), os sacramentos da fé, a vida de fé (Mandamentos) e a oração.
Se o seu sonho é ter uma missa durante o casamento, ambos precisam ter feito a primeira comunhão. Caso contrário, é possível fazer apenas a cerimônia. Para a realização da missa, é preciso a realização do curso de quem não tem a primeira comunhão antes da consagração. Já a crisma, não é necessária.