Condução de calor por placa isolante simples.
Quando o ar no interior de um balão é aquecido, sua densidade diminui, sendo que a pressão e o volume permanecem constantes. Com isso, o balão é acelerado para cima à medida que seu peso fica menor que o empuxo. ... Encontre o empuxo que atua no balão.
o balão de ar quente funciona basicamente por corrente de convecção. O fogo aquece o ar quente envolta dele e esse ar quente fica menos denso que o ar frio e sob. Depois de um certo tempo esse ar quente esfria e desce e o ar que estava embaixo vai ficando mais quente e sobe.
Para um balão conseguir subir acontece o fenômeno da dilatação e contração quando aquecido e resfriado, respectivamente.
A força empuxo age na vertical para cima sobre qualquer corpo imerso em um fluido, como é o caso do ar. ... Como o ar aquecido no interior do balão tem menor densidade que o ar fora do balão, a força empuxo será maior que a força peso, proporcionando uma resultante vertical para cima, responsável por fazer o balão subir.
Quando o ar é bombeado para dentro do balão, acaba ocupando um volume um pouco menor do que no interior da seringa e da bomba, pois a pressão no interior do balão é levemente maior do que a pressão atmosférica (no máximo cerca de 4% superior à pressão atmosférica).
Resposta. No primeiro caso como o balão está vazio com a temperatura aumenta a pressão as paredes são muito finas ele estoura. No segundo caso o balão cheio com agua a pressão é praticamente zero. Ele vai aguentar mais tempo mas vai estourar porque a borracha é frágil e não aguenta fogo.
Explicação: Resposta. A pressão no interior do balão é bem mais do que a pressão atmosférica. Quando você abre uma fenda na borracha do balão, o ar vai se deslocar com muita velocidade para fora do balão, para que possa haver equilíbrio de pressão.