Johann Zahn
1839
James Clerk Maxwell
1- O Início. Podemos remontar a história da fotografia digital ao ano de 1957, no qual o Russel Kirsch produziu a primeira imagem digital num computador. Ao serviço do United States National Bureau of Standards, Kirsch desenvolveu um scanner no qual produziu um imagem digital a partir de uma fotografia do seu filho.
1960
1957
Bem, o que aconteceu foi que em 1957 Russell Kirsch criou uma imagem digital de 176×176 píxels empregando um dispositivo que transformava as imagens em matrizes de zeros e uns. Aquele protótipo de escâner tomou como primeiro modelo uma imagem do filho de três meses de idade de seu operador.
Foi apenas em 1841 que as máquinas fotográficas antigas passaram a utilizar papel ao invés de metais. Estas câmeras tinham o seguinte funcionamento: O papel era impregnado com iodeto de prata e exposto à luz em uma câmara escura; ... O positivo era produzido através do contato com papel sensibilizado.
1861
As fotos foram obtidas em placas de vidro através de uma câmera escura antes de 1839. ... Mas a tecnologia digital data desde 1970, não com as câmaras em si, mas com os escaner e a digitalização das fotos analógicas.
Ou seja, não existia tela de LCD para você ver as fotos instantaneamente, nada de pixels também! Os responsáveis por formar a imagem eram os grãos de haleto de prata, e eram eles que davam todo o charme do granulado nas imagens antigas.
Sensibilizada a partir da exposição aos vapores de iodo, era então colocada na câmara e sobre ela se formava a imagem fotográfica latente, depois revelada, com vapores de mercúrio - que atuavam sobre as áreas atingidas pela luz - tornando-se um amálgama de mercúrio e prata, visível.
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
As pinturas de exportação, que incluíam trabalhos a óleo, aguarelas, guaches e pintura em vidro, surgiram em meados do século XVIII, atingiram o seu apogeu em meados do século XIX e começaram a declinar pouco antes do século XX, quando a fotografia se tornou popular.
A forma mais comum de se obter fotografias antigamente era: Após utilizar todas as poses do filme, se levava a uma loja especializada em revelação; Após o processo de revelação, no lugar do filme, eram entregues as fotografias impressas, além dos chamados negativos, que serviam para fazer outras cópias da mesma foto.
O desenvolvimento da fotografia colorida foi também um processo lento e que necessitou de muitos testes. O primeiro filme colorido foi produzido em 1907, mas ainda hoje a fotografia colorida não alcançou a definição da escala de tons que a sensibilidade do filme preto e branco possui.
Embora ela tenha aparecido mesmo no século 19, a fotografia começou a ser inventada ainda na Antiguidade, quando se descobriu o princípio da “câmara escura”. ... Mesmo com esse princípio conhecido há séculos, faltava o principal para a fotografia: bolar uma maneira de congelar essa imagem.
As primeiras fotografias eram difíceis de tirar, porque as câmeras eram grandes, pesadas e registravam as imagens em placas rígidas, não em filmes. ... A imagem era revelada em poucos minutos, assim que o filme era retirado da câmera.
No ano de 1833 Florence fotografou através da câmera escura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. ... Em 1839, ocorreu a chegada do daguerreótipo (uma das primeiras formas de reprodução fotográfica) ao Rio de Janeiro.
Foi também durante o final do século XX que a fotografia de paisagem urbana se desenvolveu, uma arte muito popular hoje em dia! A fotografia de moda tornou-se uma verdadeira arte. No século 21, a câmara escura deu lugar ao retoque de fotos digitais, incluindo o comercialização do software Photoshop.
A fotografia começou a ser inventada ainda na Antiguidade, quando se descobriu o princípio da "câmara escura". ... A luz atravessa o buraco e projeta no interior da câmara fechada uma imagem invertida do que acontece lá fora.
Origem da Fotografia As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.
Resposta. era atravez de uma camera filme. filme:produzido a base de sais de prata,quando exposto a luz sofre alterações registrando a imagem capturada pelo fotografo.
Os principais marcos da evolução da tecnologia fotográfica incluem o desenvolvimento do primeiro processo fotográfico, a heliografia, por Nicéphore Niépce em 1816; a criação do primeiro processo de impressão de fotografias coloridas por Louis Ducos du Hauron em 1868; a invenção do filme fotográfico por George Eastman ...
Foi na década de 60, mais precisamente em 1965, que as primeiras imagens digitais, ou seja, as capturadas sem o uso de filme, foram feitas. Essas imagens foram capturadas pela sonda Mariner 4 e registravam a superfície de Marte. Foram feitas 22 fotos em preto e banco com 0,04 megapixels de resolução.
1990
Voltando um pouco no tempo, mais exatamente para o ano de 1975, encontramos Steve Sasson em seu laboratório na Eastman Kodak Company, unindo dispositivos analógicos e digitais com uma lente de câmera Super 8, para criar o que se considera a primeira câmera digital do mundo.