Pilar: O início de seu povoamento aconteceu no final do século XVI, quando fazendas de gado foram encontradas pelos holandeses. Hoje uma cidade sem muito destaque na Paraíba, foi elevada à vila em 5 de janeiro de 1765. Pilar originou-se a partir da Missão do Padre Martim Nantes naquela região.
A história da Paraíba começou antes do descobrimento do Brasil, quando o litoral do atual território do estado era povoado pelos índios tabajaras e potiguaras. A província foi fundada no dia 5 de agosto de 1585, tornando-se estado com a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.
Para Wellington Aguiar, quando se conta a história de João Pessoa é preciso passar por três momentos marcantes de seus mais de 400 anos. A paz selada entre portugueses e indígenas em 1585, a ocupação holandesa em 1635, que durou 20 anos, e a morte do então presidente da Paraíba, João Pessoa, em 1930.
Por meio de danças, folguedos, peças de teatros e manifestações diversas oriundas da imaginação e criatividade popular, a cultura paraibana é fortalecida e preservada com o passar dos anos. ... Além do esforço para manter viva a tradição cultural do Estado, a Paraíba faz história por também preparar novos artistas.
Entre as manifestações culturais mais freqüentes encontradas nas trinta e cinco cidades que compõem o Vale do Paraíba estão: Folia do Divino, Folia de Reis, Moçambique, Congada, Jongo, Catira, Dança de São Gonçalo, Dança de Fitas, Festa de Santa Cruz, Carnaval, Malhação e Queima do Judas, Corpus Christi, e as festas ...
Cultura e Tradição João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do país, mas se prepara para o futuro preservando seu passado. ... Seu rico acervo cultural está fincado em meio a danças folclóricas, peças de teatros e manifestações diversas oriundas da imaginação e criatividade popular.
O destino do Tô de Folga desta sexta-feira (8) é João Pessoa, a cidade onde o sol nasce primeiro do que nas outras cidades do Brasil. ... Isso acontece porque estamos no pedacinho mais oriental das Américas: a Ponta do Seixas, em João Pessoa.
A capital chamou-se Paraíba do Norte até 4 de setembro de 1930, quando teve seu nome mudado para João Pessoa, em homenagem ao Presidente do Estado, assassinado no Recife, em plena campanha política.
No seu interior o que é encontrado para justificar o seu conteúdo? Jampa é plágio de “sampa”, muito utilizado para designar a cidade São Paulo, capital do Estado de São Paulo. A capital do Estado da Paraíba é campeã em mudança de seu nome.
Esta categoria reúne artigos sobre os brasileiros nascidos em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, chamados de pessoenses.
A capital do Estado Paraíba é João Pessoa. Quem nasce ou mora no Estado Paraíba é chamado de Paraibano.
Quem nasce na Paraíba é Paraibano.
26 de julho de 1930
Era sobrinho de Epitácio Pessoa, presidente da República (1919-1922). ... Seu assassinato, na Confeitaria Glória na Rua Nova, em Recife, por João Dantas, enquanto ainda era governador, é considerado uma das causas da Revolução de 1930, que depôs o presidente Washington Luís e levou ao poder Getúlio Vargas.
Em uma entrevista concedida ao jornalista Ricardo Farias, publicada no caderno especial do jornal paraibano “A União”, edição de 12 de fevereiro de 2013, página 3, Ariano Suassuna comentou que o assassino de seu pai foi preso na casa do concunhado de João Pessoa[13].
Umbuzeiro, Paraíba, Brasil
5 de agosto de 1585
bairro do Roger
Foi fundada por colonizadores portugueses com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, em 5 de agosto de 1585. Passou a se chamar Filipeia de Nossa Senhora das Neves, em 1588, em homenagem ao rei Filipe da Espanha e de Portugal. Durante a invasão holandesa, em 1634, tornou-se Frederikstad.
De acordo com o Censo 2000, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 0,90% dos pessoenses moram no bairro para onde converge toda a cidade (que tem 59 bairros oficiais).
Embora a agricultura de subsistência tenha sido responsável pela ocupação inicial da região, como de resto, de todo o Agreste, foi somente a partir do século XIX, com a expansão da cultura algodoeira no Nordeste, que o povoamento regional foi efetivamente assegurado.
5 de agosto de 1585
A cidade de João Pessoa teve vários nomes antes da atual denominação. Primeiro foi chamada de Nossa Senhora das Neves, em 05 de agosto de 1585, em homenagem ao Santo do dia em que foi fundada. Depois foi chamada de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em 29 de outubro de 1585, em atenção ao rei da Espanha D.
Sob o ponto de vista oficial, conforme coletado em dados fornecidos pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, identifica-se que o município possui 24 bairros, assim denominados: Amazônia Park, Areia Dourada, Camalaú, Camboinha, Centro, Formosa, Intermares, Jacaré, Jardim América, Jardim Brasília, Jardim Camboinha, Jardim ...
Oficialmente, Campina Grande possui 49 bairros. Ao longo dos anos, novos bairros foram formados, como o Jardim Borborema e o bairro da Glória. Alguns bairros ainda não foram reconhecidos, casos do Jardim Menezes (Alto Branco) e dos loteamentos João Paulo II (Ramadinha) e Colinas do Sol (Malvinas).
7Como os bairros de Mandacaru, de Padre Zé, de Treze de Maio e dos Ipês (SILVA, 2004). de solidariedade, com uma maior pessoalidade e semelhança nas relações, e são tidos como perigosos e causadores de temores entre os moradores locais.
Moradia