Países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Outra característica dos países subdesenvolvidos é a grande desigualdade social, entre os mais ricos e os mais pobres. Educação e saúde são de difícil acesso para a população de baixa renda. Os pobres dessas sociedades têm menos chance de melhorar sua condição social que os pobres dos países desenvolvidos.
São representados, em geral, pelos Estados Unidos, União Europeia e Japão. Apesar das boas condições econômicas, nesses países também existem desigualdades sociais e pessoas em condições de acentuada pobreza. Os países do sul apresentam as maiores taxas de pobreza, violência e problemas sociais do planeta.
Os países denominados subdesenvolvidos, ou Sul pobre, tem histórias semelhantes, com pelo menos três pontos em comum: No mundo todo há pessoas ricas e pobres. ... No entanto no Sul a desigualdade social é muito maior do que no Norte.
Os países do Norte são desenvolvidos, apresentam um IDH alto e são industrializado. Todos os países do Norte são considerado desenvolvidos, enquanto aos do Sul, com exceção da Austrália, são considerados subdesenvolvidos.
A América do Sul está localizada em grande parte no hemisfério sul, na zona intertropical ocidental. A América do Sul abrange um território de 18 milhões de quilômetros quadrados e é banhada a leste pelo oceano Atlântico, a oeste pelo oceano Pacífico e ao norte pelo mar das Antilhas, conhecido como do Caribe.
América é o maior continente em extensão norte–sul localizado no Hemisfério Ocidental e compreende uma área total de km2. O continente é habitado por cerca de pessoas, e nele são faladas diversas línguas, como espanhol, inglês, português, francês, neerlandês e línguas nativas.
Fisicamente a América é um continente bastante variado, apresentando regiões de planícies, planaltos (como as montanhosas Cordilheiras dos Andes), extensas regiões de vegetação, amplas regiões costeiras, longos rios e um clima que pode variar do geladíssimo Canadá ao clima tropical do Caribe.
América Anglo-Saxônica é a denominação aplicada para designar o grupo de países da América que tem como língua oficial o inglês, em objeção à América da Latina que é formada por países de colonização portuguesa, francesa e espanhola. Esses países possuem o português, francês e espanhol como idiomas oficiais.
A América Central é uma área montanhosa e uma das regiões com maior número de vulcões ativos. O relevo sobe abruptamente da estreita região costeira do oceano Pacífico para as cristas das montanhas e desce gradualmente para uma vasta região que se estende ao longo do mar do Caribe.
O clima predominante no continente é o tropical; regiões situadas em maiores altitudes são mais chuvosas. De fato, os índices pluviométricos na América Central são influenciados diretamente pela direção dos ventos e pela posição das zonas de convergência tropical.
A América Central é um subcontinente da América, o qual ocupa uma área de 550 mil km2. ... Tal subcontinente é formado basicamente por montanhas, quase sempre formadas a partir de fenômenos como o vulcanismo e tectonismo. O relevo mais suave é restrito às áreas litorâneas dos oceanos Pacífico e Atlântico.
Na América Central são encontradas vegetações semelhantes às da América do Norte e da América do Sul. Na costa e nas baixas altitudes são encontradas florestas e matas tropicais e nas regiões mais altas e frias a região é semelhante a da América do Norte, com florestas de pinheiros e carvalhos.
Essa região do continente americano abriga importantes tipos de coberturas vegetais como: tundra, floresta temperada, estepe e pradarias, vegetação desértica, savana, vegetação de altas montanhas e áreas desprovidas de vegetação. Não pare agora...
Podemos dizer, sem pestanejar, que o maior rio que banha o continente é o Rio Lempa. Além de diversos rios, a América Central é bastante conhecida, também, pelos grandes lagos, principalmente os que estão localizados na Guatemala, como o Lago Izabal.
A vegetação da Costa Rica conta com florestas tropicais (úmidas e secas) e cerrados. A sua fauna apresenta também uma ampla variedade de espécies, com mais de 800 tipos de aves já catalogados.
Somente em 1938 o país se tornou República independente. A Costa Rica é um país da América Central, cujo território é banhado pelo oceano Pacífico (a oeste) e pelo mar do Caribe (a leste), além de fazer fronteiras com o Panamá (ao sul) e com a Nicarágua (ao norte).
Os aspectos culturais da Costa Rica são marcados pela presença forte ainda da cultura indígena de uma tribo chamada Guaymi. Esta era a etnia que ocupava o território antes da chegada dos colonizadores espanhóis.
Em geografia, a costa ou orla é a linha que separa o mar da terra, tal como é indicado nos mapas.
Litoral é um termo que designa a faixa de terra junto à costa marítima que engloba cerca de 50 km para o interior, dependendo da legislação de cada país. ... Um mesmo país pode apresentar grande variação litorânea de acordo com as características geográficas de relevo e hidrográficas da região.
floresta tropical úmida
Costas são áreas onde o mar e a terra se encontram. Zonas costeiras também são chamadas de praia ou de litoral. No mundo todo, existem cerca de 312.
Litoral consiste numa faixa de terra junto à costa marítima, sendo banhada por mares e oceanos. O território brasileiro possui mais de 7,3 mil quilômetros de litoral, que se estende do Amapá ao estado do Rio Grande do Sul.
1 Relativo a beira-mar; litorâneo, litóreo. 2 Diz-se da fauna que povoa as águas marinhas que vão da linha de contato do mar com a terra até ao limite da plataforma continental; litorâneo, litóreo.
adjetivo Que se encontra à beira do mar; situado às margens do mar; litoral: população litorânea; território litorâneo.
Praias brasileiras onde você pode tomar sol com estilo Famoso por seu litoral, o Brasil conta com cidades litorâneas que têm ampla infraestrutura e que estão perto de metrópoles como o Rio de Janeiro. ... Ao longo desse litoral, você vai se deparar com lagoas, piscinas naturais e praias extensas.