Com a ascensão de "Alexandre, O Grande" na conquista de terras em várias partes do mundo, deu-se o início a um novo grupo de filósofos, chamados helenistas....Os filósofos da época helenista
A filosofia helenística surge nesse contexto histórico. Ela é fortemente marcada por uma preocupação central com a ética, aqui entendida como o estabelecimento de regras do bem viver, da “arte de viver”.
Principais características da Filosofia Helenística: - Um dos principais objetivos da filosofia helenística era refletir sobre a busca da felicidade interior (individual). - Valorização do conhecimento voltado para o “saber viver”. - Grande influência dos pensamentos dos filósofos gregos Aristóteles e Platão.
Dos quatro elementos naturais (fogo, ar, água e terra), o fogo é o princípio ativo. O estoicismo defende a ideia de que o universo decorre temporalmente por ciclos que se repetem quando os astros regressam às suas posições primordiais; cada ciclo é chamado grande ano.
O Cinismo é uma corrente filosófica que pregava o total desprezo pelos bens materiais e o prazer. Para os cínicos, a filosofia moral não poderia estar separada do modo de vida dos filósofos. ... O termo Cinismo tem origem no grego kynismós, que significa "como um cão" e reflete a forma de vida dos adeptos dessa filosofia.
Questione tudo à sua volta.
Antístenes
Hoje, através de desvios de significado, este termo se refere àqueles desprovidos de vergonha e de qualquer sentimento de generosidade em relação à dor do outro. Mas não por acaso, pois os cínicos desejavam se desprender de todo tipo de preocupação, inclusive com o sofrimento alheio.
Cinismo é falar a verdade diretamente sem rodeios e ironia é falar algo contrário do que se quer dizer. Não tem como usar os dois juntos. Já o sarcasmo consiste em falar algo com a intenção de ofender e pode ser usado com ironia ou com cinismo.
Sarcasmo vem de sarkasmós, que significa zombaria e escárnio (sarx=carne e asmo= queimar). Já ironia significa “perguntar fingindo não saber a resposta”, “disfarce” ou “dissimulação”. O curioso é que essa palavra já foi usada, antigamente, para referir-se à ignorância ou desconhecimento sobre algo.
A ironia (ou antífrase) é uma figura de linguagem utilizada para dizer-se algo por meio de expressões que remetem propositalmente ao oposto do que se quis dizer.
adjetivo Que diz exatamente o oposto do que quer dizer. Que zomba insultuosamente de algo ou de alguém: comentário irônico. Que faz referência ao uso de ironia; que contém ou expressa ironia. ... Etimologia (origem da palavra irônico).
"Responder com ironia é um argumento vácuo dos tolos". É muita irônia você dizer que eu não tenho a resposta, quando você também não. A ironia é a resposta mais adequada para o tolo. As vezes a frieza é a melhor saída, a melhor resposta, a indiferença as vezes faz bem, e a ironia é a melhor defesa!
Na literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com um ponto de vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor. Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo.
A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar.