Nesse contexto, a Educação Popular vem constituindo um significativo componente inspirador para a formação e a atuação de nutricionistas no campo da Nutrição Social, especialmente no contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF) e das ações de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).
Quanto ao papel educador do nutricionista? ... Cabe ao nutricionista observar as necessidades alimentares de cada pessoa e implementar práticas de promoção de educação física. e. É papel do nutricionista a produção de informações claras e seguras que sirvam como normas para a população quanto aos seus hábitos alimentares.
O Programa possui como uma de suas diretrizes a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, a boa saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo.
Na sua ausência o organismo utilizará as proteínas para dar energia, o que pode levar à perda de massa muscular e à flacidez. E para todas as pessoas, a ausência prolongada de carboidratos pode provocar alterações hormonais, alterações de humor, cansaço e queda do sistema imunológico, entre outros fatores.
Se você ficar sem comer o arroz e feijão, mas comer outras coisas no lugar, pode ser que não emagreça. Por exemplo, não come o arroz e feijão, mas come chocolate. Então, perceba que o emagrecimento é muito mais uma questão de equilíbrio em se comer melhor, do que uma questão de exclusão de grupos alimentares.
Os vilões: Arroz, margarina e adoçantes figuravam na lista de alimentos permitidos em todas as idades. Mas hoje, integram a relação dos proibidões das dietas para evitar o aumento do colesterol. Temido quando se falava em colesterol, o ovo é essencial para o fígado metabolizar e reduzir o LDL.
Preparar um lanche com pão integral é uma ótima opção para quem tem colesterol alto. O alimento é rico em fibras, que colaboram na diminuição do colesterol advindo dos alimentos.