De acordo com a pirâmide alimentar brasileira, a recomendação geral para ingestão de frutas e vegetais é de pelo menos 400 gramas por dia, ou cinco porções de 80 gramas.
Já no caso das hortaliças, o recomendado é ingerir de 4 a 5 porções por dia. Uma porção equivale a 4 fatias de tomate ou alface à vontade. De origem animal, são alimentos que compõem a formação dos tecidos e órgãos. Recomenda-se ingerir de 1 a 2 porções/dia.
Na base, encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia. Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo.
Principais alimentos fonte: carnes, ovos, leite e derivados, feijões, soja, leguminosas. Esse grupo inclui óleos e gorduras (fonte de lipídeos) e açúcares e doces (carboidratos), que devem ser consumidos em menor quantidade.
Os alimentos que são ricos em nutrientes e com menos calorias estão no topo.
Os alimentos foram identificados pelo seu teor de fibra, potássio, proteínas, cálcio, ácido fólico e vitaminas. O vegetal que ocupa o topo da lista é o agrião, que possui nutrientes como vitamina C, vitamina K, cálcio e potássio.
Os alimentos de origem vegetal, como o nome indica, são provenientes de tubérculos, raízes, folhas, flores, frutos e caules. Eles são opções saudáveis para a saúde pois contêm vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e minerais. Os vegetais podem ser consumidos frescos, cozidos ou assados.
Extrativismo é a atividade de extrair da natureza os recursos que estão à disposição do homem, sejam estes produtos de origem animal, vegetal ou mineral, tais como metais, rochas, petróleo, gás natural, entre outros. É considerada a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria.