Os anabatistas foram um grupo cristão que não se adequaram as ideias da Igreja Católica, principalmente por não concordarem com o batismo infantil, afirmando que as crianças não tinham condições de passar pela experiência da regeneração, por isso rebatizavam seus fiéis que haviam sido batizados quando crianças (daí o ...
O calvinista acredita que Deus é Soberano em todas as coisas e, portanto, o homem não tem participação alguma na própria salvação, logo, Deus predestinou os seus escolhidos para a salvação, uma vez que a humanidade após o pecado não teria condições de se voltar ao Criador por estarem mortos em seus pecados e delitos.
Igrejas Arminianas: Assembleia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Metodistas (do Brasil, Wesleyanas, Livre - todas as Metodistas), Batistas Gerais, Igreja do Nazareno, Igrejas Holiness, Exército da Salvação, Igreja de Deus, Igreja de Santidade, etc. Eis um ponto em comum entre o arminianismo e o calvinismo.
Na teologia protestante, eleição é considerada como um dos elementos da predestinação, em que Deus escolhe alguns indivíduos para serem salvos previamente desde a fundação de tudo, antes mesmo do homem pecar. Os eleitos receberão misericórdia, e aqueles que não forem eleitos receberão a justiça ou ira de Deus.
Resumo sobre o calvinismo Considerado como um segundo movimento da Reforma Protestante, foi organizado por Martinho Lutero. Com isso, pregava-se que Deus, desde sempre, já sabia quem eram as pessoas que seriam salvas por eles, assim como as que não seriam. Logo, Deus seria soberano de todas as coisas.
O Calvinismo, doutrina religiosa formada no período das Reformas Protestantes, tem por características principais os cinco pilares da salvação, ou os Cinco Aspectos da Graça (Graça Soberana Necessitada , Graça Soberana Específica , Graça Soberana Meritória , Graça Soberana Eficaz e Graça Soberana Perseverante).
Calvinismo foi uma doutrina religiosa que surgiu durante a Reforma Protestante. O calvinismo começou a surgir quando João Calvino tornou-se protestante, na década de 1530. ... Após mudar-se para a Suíça, ele iniciou trabalho como pregador, fazendo com que a doutrina calvinista se tornasse majoritária em Genebra.
A reforma calvinista surge da tentativa fracassada do pastor Ulrich Zwinglio de implantar a reforma luterana na Suíça. Ela é retomada por João Calvino em 1541, com propostas mais radicais que as de Lutero. Calvino era um teólogo francês que, em 1533, tomou-se defensor da Reforma Religiosa.
As principais ideias de Calvino eram a Doutrina da Predestinação e a fé e fidelidade ao criador como elemento fundamental para a salvação, de modo que por Predestinação tem-se a onisciência divina.
Calvino pregava que a salvação não dependia somente da fé própria, ele trata da predestinação, ou seja, o homem já nascia com destino traçado por Deus para vida eterna ou para sua condenação.
Como combater o calvinismo
Os cristãos entendem a doutrina da predestinação como a salvação que Deus planejou para os homens. Os escolhidos não possuiriam a opção de aceitar ou não a Cristo, pois Deus há de incliná-los de alguma forma, seja pelo amor ou pela dor.
Calvino foi um teólogo protestante suíço que criou a doutrina da predestinação. Segundo ela, Deus criou uma parte da humanidade para ser salva e outra para ser condenada. Ele foi apoiado pelo teólogo belga Gomar, mas muito combatido pelo grande teólogo holandês, James Armínius.
Segundo essa ideia Deus escolhe os eleitos segundo o seu critério, dessa forma o homem nasce salvo ou não. A situação econômica de cada indivíduo também era um sinal da predestinação divina.
Então, predestinação, algo amplo, um decreto de Deus sobre todos os eleitos. E a eleição é a escolha individual. João Calvino diz que a predestinação é um decreto eterno que revela sobre o que cada homem será nesta terra. A Bíblia diz – aos que predestinou (portanto, Deus decretou), Deus chamou.
O conceito de Predestinação nasceu no século XVI, parte integrante do Calvinismo, doutrina criada por João Calvino. Este movimento disseminou-se pela Holanda, Suécia e Escócia.
1. Que se predestinou. 2. Que ou quem foi destinado por Deus para a glória eterna ou para a realização de grandes coisas.