A Grécia Antiga e a Atual são semelhantes na medida que dividem, ao menos historicamente, uma mesma tradição mitológica, tem as mesmas raízes étnicas (geneticamente não há muitas diferenças entre os gregos atuais e os antigos) e ocupam mais ou menos o mesmo território.
Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Diante disso, podemos intuir que a democracia ateniense não era para todos os cidadãos sendo, portanto, limitada, excludente e elitista.
Tradicionalmente, a trajetória política da democracia ateniense é remontada a Sólon. ... A assembléia ateniense decidia virtualmente tudo na democracia ateniense. Os maiores oficiais do estado, os estrategos, eram eleitos para permanecer no cargo por apenas um ano, e não havia possibilidade de reeleição.
Resposta: Estrangeiros residentes na pólis (metecos), não possuíam direitos políticos nem alguns direitos civis. A democracia ateniense e o pensamento grego foram concordantes com a escravatura.
A democracia grega e a democracia atual são bem diferentes. Na Grécia Antiga, apenas cidadãos, ou seja, só homens podiam votar. Diferentemente de hoje, no qual todo cidadão, tanto homem quanto mulher podem votar. ... Essas são as diferenças principais das duas democracias.
Democracia Ateniense – Características Criação de uma nova Constituição. Isonomia – Igualdade perante a lei. Isocracia – Igualdade de acesso a cargos públicos. Isegoria – Igualdade para ter voz nas Assembleias.
O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
Como, criação das cidades-estados (sociedades e modos de convivencia), e dentro dessas cidades eles possuíam diversas leis e modos de tratamento, ou seja, a politica foi importante, principalmente, por que auxiliou os gregos a ter uma sociedade ''organizada''.
A política era uma atividade permitida na Antiguidade somente para os cidadãos que geriam os negócios da polis (cidade) como o dinheiro público, as leis, a defesa dos cidadãos diante das guerras, os serviços públicos, a gestão da economia da cidade, impostos, entre outras atividades.
A ruptura do mito e o milagre grego, foram os principais fatores para a passagem de mito para filosofia na Grécia Antiga. ... A estruturação da polis grega, da política e dos debates e discussões que visavam as leis humanas, foram determinantes para o início da filosofia.
República
A Ágora era o nome que se dava às praças públicas na Grécia Antiga. Nestas praças ocorriam reuniões onde os gregos, principalmente os atenienses, discutiam assuntos ligados à vida da cidade (pólis).
Vários foram os fatores que deram origem à política. ... Aristóteles, através de suas obras "Política" e "Ética a Nicômaco" vai esboçar um novo tipo de política, principalmente por suas ideias de participação popular e por defender que toda boa política deve visar sempre ao bem comum.
Desde 1 de junho de 1975, com a adoção da nova constituição, a Grécia é uma democracia republicana parlamentarista. A monarquia foi rejeitada em 8 de dezembro de 1974. O poder executivo é regido pelo chefe de Estado, que é eleito pelo parlamento.
Resposta. Foram formas de governo presentes na Grécia Antiga:MONARQUIA: o governo era exercido por um rei, que em geral contava com a assessoria de um conselho de nobres e/ou anciãos. ... DEMOCRACIA: era o governo no qual todos os cidadãos tomavam parte, elaborando e votando leis.
Democracia ateniense
Instituída por Clístenes, a democracia (governo do povo) é um tipo de governo em que há o voto livre, participação direta, indireta ou semidireta dos cidadãos e está baseada nos princípios de isonomia, isegoria e isocracia. ... A civilização romana utilizou o império, a república e a monarquia como formas de governo.
A Roma Antiga conheceu 3 formas de governo: Monarquia, República e Império. A forma de governo adotada em Roma até o século VI a.C. foi a Monarquia. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina. ... Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco (Tarquínio - o Soberbo), e fundaram uma República.
A democracia ateniense funciona a partir da participação direta da população. Porém, a população que pode participar são somente aqueles que já tem todas as suas necessidades básicas atendidas, excluídos os mais pobres. Ou seja, era um governo dos mais ricos.